13 de jan. de 2010

Buscando Rumos: É preciso acreditar

Por Luiz Henrique Chagas da Silva
Colunista do Blog

Novamente, volta à mídia o nosso Senado Federal, desta vez, em consequência das ações administrativas realizadas em silêncio, autorizando a utilização das verbas de viagens pelos senadores, de forma acumulada de um ano para o outro, sob a alegação de que os senadores precisam de um tempo de adequação, exatamente no momento em que aproxima-se o período pré-eleitoral.

Será que estão pensando que o povo brasileiro é idiota? Acredito que seja isto mesmo. Talvez pensem que pelo fato de estarem lá no planalto, não tomaremos conhecimento aqui no sul do Brasil, dos procedimentos nada morais que se realizam naquela casa Legislativa.

O legislativo brasileiro está ficando cada dia desacreditado, nossos legisladores não raramente externam uma posição e na hora de exercerem o dever do voto, o fazem de forma contrária aquilo que haviam dito e firmado posição, demonstrando um posicionamento de atender aos interesses pessoais ou partidários, em detrimento ao público, o que é inaceitável. Não se usa mais manter a palavra, o que em um instante é inarredável, no outro já foi completamente esquecido e abandonado. Mente-se descaradamente, tenta-se de todas as formas fazer com que, por insistência, mentiras, de tanto serem afirmadas, virem verdade, quando o certo é que a verdade não se mantém oculta, sempre virá à tona, sempre se tornará visível e ao mentiroso, restará a vergonha de ser identificado como tal. Não se pode admitir a falsidade, a famosa "duas caras" impunemente, ao menos esta é uma esperança que tenho.

Nós eleitores, homens e mulheres, com a responsabilidade de colocar nos legislativos e executivos (Nacional, Estadual e Municipal) os nossos representantes, temos, mais do que nunca, o dever de analisar cuidadosa e cautelosamente os nomes colocados a disposição pelas siglas partidárias. Banir os corruptos, anular os falsos, os lobos travestidos de cordeiros, eliminar os hipócritas, nem que para isto não nos reste candidatos. É preciso encarar o pleito com responsabilidade para não ser obrigado a conviver com falsos amigos, com o cinismo, com o imoral, com o malicioso e maldoso, enfim, com alguém com o perfil absolutamente diferente daquele candidato que se apresentou a você e disse: "Vou defender os interesses do povo", esquecendo de acrescentar, "se forem iguais aos meus".

Parece que não há saída, não é mesmo? Mas há. Depende tão somente de nós (povo). É preciso acreditar que somos capazes de reverter esta realidade, de modificar a política brasileira, de valorizar o homem, enfraquecendo os idealistas, principalmente os hipócritas, os cínicos, os medíocres e aqueles aquém a soberba já dominou e que parecem não entender que todo o poder é efêmero, e que todos um dia "não serão mais" o que pensam "ser" e não "são", e sim, apenas "estão".

Luiz Henrique Chagas da Silva Henrique é editor do Blog Tu Já Sabia e radialista nas horas vagas. Nascido em Herval, mas pinheirense por opção, assina a coluna Buscando Rumos.

Nenhum comentário: