27 de jan. de 2010

Buscando Rumos: O tempo

Por Luiz Henrique Chagas da Silva
Colunista do Blog

Gradativamente, 2010 vai mostrando sua cara, se fazendo conhecer por todos nós. Passados os festejos de final-de-ano, aproxima-se o carnaval, e quando menos esperarmos o “Momo” já estará indo embora, preparando-se para 2011, e nós então, entraremos no período escolar, com todas as correrias e preocupação que esta etapa traz consigo e, sem que tenhamos percebido, 2010 estará a caminho do fim.

Quando somos crianças, os dias demoram a passar, arrastam-se, não chega nunca os dezoito anos, parece que jamais seremos adultos, poderemos decidir sobre nossos passos, o que e quando fazer, mas, quando menos esperamos, está na hora de deixar de lado os campinhos de futebol, os passeis na praça, enfim, o mundo despreocupado que ocupávamos e começar a pensar no futuro, o nosso futuro. Trabalhar, trabalhar, estudar, não por obrigação, mas por ser o único caminho para um futuro mais promissor e então, queremos retornar aos quinze, dezesseis anos, e percebemos que isto é impossível.

Há um período da vida em que o tempo corre demais, os dias passam sem que tenhamos conseguido fazer um terço daquilo que pretendíamos e que necessitávamos fazer e esse mesmo tempo, não dá chances, passa por nós e se não soubermos ou não tivermos a oportunidade de segurar ou aproveitar aquilo que ele está nos alcançando, passará e fatalmente não retornará. Chegamos tarde em algumas oportunidades, encontramos tarde aquilo que precisávamos ter encontrado bem antes mas, se somos capazes de sonhar, de acreditar que é possível, talvez o tempo volte ou alcançe uma oportunidade que não tivemos antes.

O ser humano precisa ter algo em que acreditar, um sonho para realizar, um desejo quase impossível para atingir, senão estará condenado a ter uma vida vazia. É preciso, como ensina-nos o poeta: "arriscar a cada dia, caso contrário, não será viver, mas morrer lentamente".
E nós não queremos isso para nós, não é mesmo? Então, sejamos capazes de acreditar, sonhar, lutar e não desistir nunca!

Acreditar no subjetivo, no invisível, preencher seus pensamentos com futuras realizações é indispensável ao homem, porém, mais do que isso, é preciso agir, sob pena de passarmos pela conhecida situação do folclore: Conta-se que um homem vivia pedindo a Deus para que o ajudasse a acertar na loteria, pois só assim resolveria seus problemas, fazia orações diariamente pedindo: "Ajude-me Senhor a acertar na loteria". Atordoado por este pedido diário, Deus disse-lhe: "Eu te ajudo, mas pelo menos joga, ta?".

Luiz Henrique Chagas da Silva Henrique é editor do Blog Tu Já Sabia e radialista nas horas vagas. Nascido em Herval, mas pinheirense por opção, assina a coluna Buscando Rumos.

2 comentários:

Jovânia disse...

linda mensagem

Unknown disse...

Adorei... queria saber porque ele abandonou o "tu já sabia"... eu acompanhei no início do ano passado até ele parar com as postagens! E mais uma coisa, as vezes fico pensando: "ai, porque o Tiago demora tanto pra fazer uma nova postagem? aff! ¬¬"
Mas a bem da verdade é que entro seguidamente no blog, que chego a meio que decorar os posts.. haiuhea mas então, só para parabenizar, mais uma vez! Adoro o blog, acho que todos vocês fazem um bom trabalho, que atinge a todos os públicos com textos sobre saúde, educação e acima de tudo, muita informação! Parabéns!! Sucesso a todos vocês!