16 de jan. de 2010

Mosca pra todo lado

Parece que no verão de 2010 as moscas resolveram invadir a cidade de Pinheiro Machado. Como moro perto de um local que comercializa peles e couros, pensei que apenas na minha vizinhança havia esse problema.

Mas depois de receber um email do amigo e colaborador Moura Jr, sugerindo o assunto para pauta aqui no blog, percebi que não se trata apenas disso, já que o amigo mora praticamente do outro lado da cidade. Questionando mais alguns conhecidos, o problema se repete: muitos dizem que nunca viram tanta quantidade do inseto na cidade.

O pior é que os insetos realmente incomodam, principalmente em horários próximos as refeições, quando aparecem em grande quantidade, atraídos pelo cheiro da comida. Entretanto, mesmo a noite os bichanos estão presentes em 2010, por todos os cantos.


Qual seria o motivo?

Alguns dizem que a situação do lixão da cidade, mesmo distante 4km do centro, poderia ser a causa do aumento destes insetos na cidade, já que há vários anos o local não recebe o tratamento que deveria.

Nos dias em que a cidade fica sem recolhimento de lixo, como no final de ano, a situação se agrava.

Não tenho absoluta convicção de que o lixão seja realmente a causa da proliferação das moscas na cidade. Mas algum motivo para esse aumento, com certeza, há.

E você? O que acha? Também tem notado esse aumento? Deixe o seu comentário.

3 comentários:

Unknown disse...

Realmente são muitas moscas e em todos lugares, como trabalho na tele entrega de gás vejo as pessoas reclamarem da quantidade de moscas neste verão.

Anônimo disse...

A umidade relativa do ar, associada ao mau acondicionamento do lixão, recolhimento precario do lixo urbano, contribuem para este fator.

Anônimo disse...

Realmente, Tiago, as moscas estão em uma quantidade assustadora.Lá em casa tenho cães no pátio, mas faço a limpeza diária do pátio. Mesmo assim, quase todo dia sou obrigada a fechar as portas e colocar inseticida.Acho que a umidade do ar: chuva e sol mt quente em seguida contribuem. Não saberia dizer se tem co-relação com o lixão.