11 de fev. de 2010

Oficinas sobre drogas e álcool são realizadas pela Secretaria da Saúde

Aconteceu na última sexta-feira, dia 05 de fevereiro em Pinheiro Machado, a abertura do Projeto Redescobrindo. O projeto, que tem como principal objetivo reduzir danos causados pelas drogas e uso de álcool é realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenadores das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A atividade ministrada por integrantes da ONG Vale a Vida, de Pelotas terá duração de um ano, sendo inicialmente quatro oficinas quinzenais durante dois meses. Nesta primeira etapa o evento contou com a participação de profissionais das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, além de representantes do Lions Clube, Igreja Católica, Conselho Tutelar e Grupo de Amor Exigente. De acordo com a psicóloga da ONG, Silvia Martins, o primeiro encontro foi um levantamento para saber a realidade das drogas no município. A partir daí será criado um Plano de Ação.

Para a Presidente do Grupo de Amor Exigente, Everaldina Santos dos Santos, a situação das drogas em Pinheiro Machado é alarmante. “Em 2009 o Grupo Amor Exigente atendeu mais de 800 pessoas entre usuários e familiares”, salienta.

O Prefeito de Pinheiro Machado, Luiz Fernando de Ávila Leivas acredita que a participação do município no Projeto Redescobrindo será muito válida na tentativa de recuperação de pessoas ligadas às drogas. “Sabemos dos prejuízos causados pelo uso de drogas e álcool, principalmente nas famílias e sociedade. Por isso temos uma grande preocupação em auxiliar os jovens, orientando sobre o assunto”, acrescenta.

A Presidente da ONG, Andréia Veiga, diz que o objetivo do projeto é ampliar e qualificar a rede de cuidados no SUS para pessoas que usam álcool e outras drogas, na perspectiva de redução de danos e no desenvolvimento de um trabalho em rede. “Queremos, com este projeto, compartilhar experiências e conhecimentos sobre as drogas”, completa.

Desta forma, uma das primeiras atividades do encontro foi uma dinâmica de grupo, onde os participantes escolhiam uma década importante da própria vida e, em seguida, se apresentavam. Com histórias de vida envolvendo drogas e Contágio de HIV alguns relatos emocionantes receberam aplausos dos colegas.

Para o Secretário Municipal de Saúde e Ação Social, Paulo Martins, muitas vezes achamos que os nossos problemas são os piores. “A partir desse tipo de dinâmica vemos que o outro tem problemas bem mais difíceis. É como olhar a vida com outros olhos”, esclarece.

Além disso, o Projeto é uma proposta da ONG Vale a Vida e da RNP + Brasil, Núcleo Pelotas e conta também com a parceria dos municípios de Piratini e Turuçu, que devem oferecer oficinas nos mesmos moldes.

Fonte: Prefeitura Municipal

Nenhum comentário: