23 de fev. de 2010

A TV que você vê

É curiosa a forma distinta como as duas emissoras que tem repetidoras em nossa região, tratando as notícias de forma local, utilizam para informar.

Na RBS/TV, sediada em Bagé e afiliada da matriz porto-alegrense, por sua vez afiliada da Rede Globo, as notícias são mais centralizadas em Bagé e Santana do Livramento. É opinião de muitos que, quando a RBS chega em cidades como Pinheiro Machado, certamente aconteceu alguma tragédia. Raramente esse pessoal passa por aqui para noticiar outro tipo de coisa, salvo em eventos de grande porte, como a Feovelha.

Entretanto, parece que esse pensamento pode estar mudando, já que ultimamente, andam sendo veiculadas matérias especiais sobre os outros municípios da região e foi colocado até um canal via internet para sugestão de pautas. Já era hora.

Já na TV Nativa, sediada em Pelotas e repetidora da Record, obviamente, a centralização de notícias é na capital do doce. Notícias de outros municípios da região são veiculadas, geralmente, se forem de interesse da prefeitura do município em questão. Sempre notícias boas, é claro. Quando algo não interessa ou vai de encontro a quem patrocina, logo vem alguém do órgão em questão dar o contraponto positivo ao fato.

O mais curioso na TV Nativa é o aparecimento quase que diário, no noticiário do meio-dia, do prefeito da cidade de Bagé. Mesmo com uma repetidora de outra emissora em sua cidade, ele aparece mais na emissora pelotense. Aliás, não só ele, mas alguns prefeitos da região. Outros, não aparecem.

Como se vê, há maneiras distintas de fazer notícia e formar opinião. Vai depender muito da cabeça de quem assiste e interpreta o que é dito.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pagando bem, que mal tem? Na TV de Pelotas, quem paga só recebe elogios, não é um meio de comunicação sério.