24 de mar. de 2010

Ex-gerente do BB é denunciado por peculato

O Ministério Público do Rio Grande do Sul informou nesta terça-feira (23) que um ex-gerente do Banco do Brasil da agência de Pinheiro Machado, que transferiu para a sua própria conta ou sacou mais de R$ 600 mil de contas bancárias de clientes, foi denunciado pela Promotoria de Justiça local pelo crime de peculato. A denúncia do promotor Rudimar Tonini Soares foi recebida pelo Judiciário local e tramita mantendo o sigilo bancário das vítimas.

De acordo com sindicância interna do estabelecimento, que culminou em ocorrência policial, o então gerente-geral da única agência do Banco do Brasil de Pinheiro Machado usou seus próprios comandos eletrônicos (chaves) e de um estagiário para realizar as operações bancárias. O dinheiro era sacado no caixa ou mesmo transferido diretamente para a sua conta.

Ficou apurado que o denunciado usou os valores desviados para pagamento de suas próprias despesas e também em aplicação na bolsa de valores. Os desvios foram praticados entre os meses de julho e novembro de 2008. A entidade bancária ressarciu as vítimas.
O promotor Soares explica que o profissional foi denunciado por peculato. Por ser funcionário de uma sociedade de economia mista, para efeitos de direito penal, ele é comparado a um funcionário público. Assim, se condenado, a pena será de dois a 12 anos de reclusão e multa.

Fonte: Diário Popular

4 comentários:

Anônimo disse...

Mesmo com o titulo EX-GERENTE, tem gente confundindo e dizendo que o fato ocorreu com o atual gerente, o que não é verdade.

Unknown disse...

Qual o nome do gerente acusado?

Tiago Fagundes disse...

Prezado Adriano...

Embora acredite saber de quem se trata, a matéria que usei como fonte não cita o nome do envolvido.

Desta forma, não posso publicar algo sem ter esta fonte, ainda mais se tratando disto.

Obrigado pela participação.

marcelão disse...

Antigamente,podiamos confiar nos bancos,agora não ,quando depositamos em uma conta ,confiantes que ao envelhecer teremos uma reserva para medicamentos ou para deixarmos para nossos descendentes fica-se perplexo com estes acontencimentos dentro de um banco de credibilidade altissima. ESte é o nosso país onde a lei do gerson 171, levar vantagem em tudo é cotidiana.