6 de mar. de 2010

Hospital pede socorro

Foto: Arquivo/Jornal A 1ª Folha


Já não é de hoje que a situação do Hospital de Pinheiro Machado é complicada. As dívidas da entidade, principalmente trabalhistas e com o INSS, são problemas muito difíceis de solucionar.

Também não é fácil encontrar uma diretoria disposta a encarar esse verdadeiro desafio. Assim, desde o término da última gestão, a entidade é conduzida pelo conselho deliberativo. Problemas como estes deflagaram uma situação que pode se tornar realidade: o hospital pode fechar suas portas.

Entretanto, os membros do conselho deliberativo da entidade sinalizaram com uma das poucas alternativas possíveis: transferir, através de um comodato, a administração da entidade para a Prefeitura Municipal. E esse parece ser realmente o caminho.

"O Hospital de Pinheiro Machado é uma instituição criada pela comunidade, mantida há décadas e não pode fechar", declarou o prefeito Luiz Fernando Leivas, em uma reunião realizada nesta semana, que contou com membros do executivo, legislativo e do conselho deliberativo do hospital.

A solução encontrada pela administração municipal e conselho depende da aprovação dos vereadores. Será necessária a aprovação de um projeto de lei na Câmara que autorize a sessão de uso, votação esta que deve acontecer dentro de pouco tempo.

12 comentários:

Anônimo disse...

chegou a hora de deixarmos os 'espinhos' de lado.vamos abraçar essa idéia,para que o nosso hospital não morra.se queremos uma pinheiro melhor,cada um deverá fazer sua parte.embora alguns não acreditem o prefeito está tentando fazer a sua.aproveitando o assunto,quero parabenisar a equipe da saúde pelo trabalho que vem fazendo junto a comunidade,levando assistência domiciliar em especial ao sr mario ,motorista e aos demais proficionais.

Anônimo disse...

só queria saber em q ponto esse nosso amigo daí d cima parabelizou o nosso prefeito e a saúde d nossa cidade! abraçar a causa concerteza é um comentario consciente pois nosso hospital tem tudo pra se reerguer só tenho medo do q possa acontecer com essa pareceria com a prefeitura pois tudo q passa pelas mãos da administração atual está se acabando!

Anônimo disse...

concordo plenamente, se depender dessa administração, já podemos dar ADEUS ao nosso Hospital.´Tudo que eles colocam as mãos, estraga, termina, coitada da nossa querida cidade

Anônimo disse...

Saúde pública funcionando em P Machado?...Só que seja para os amigos do rei.
Recentemente um familiar foi levado ao PS com 40 de febre, lá foi atendido e submetido a um questionário por uma enfermeira, que repassou as informções ao médico e este por sua vez encaminhou ao PF porque não tinha receituário.
Chegando no PF as fichas já estavam esgotadas, sendo 5 para idosos e 10 para os demais e meu familar não foi atendido voltando para casa com aquele febrão para tomar os remedios caseiros, ficou uma semana numa "dormideira" e até hoje não foi atendido de um problema que poderia(poderá)ser sério e isso é saúde pública de qualidade, bom atendimento? Que saudade da administração anterior, onde, bem ou mal, ninguém ficava sem atendimento

Anônimo disse...

Também tenho saudade da administração anterior, não só na área da saúde, mas em todas as áreas.
Esse governo tá um horror!!!
Será que não se dão conta da situação atual da nossa cidade???

Anônimo disse...

Concordo que saudade do tempo que se podia consultar com ortopedista, neurologista, psiquiatra, cardiologista sem sair da nossa cidade, o que foi feito com aquelas pessoas que faziam tratamento com esses especialista aqui na nossa cidade. Agora tem pediatra, mas 1º tem que enfrenta uma fila para consultar com um clinico para criança poder ser encaminhada para o pediatra, outra fila, so que na maioria das vezes nao tem médico no psf que a pessoa pertence e sem encaminhamento nada feito. E essa gente ainda fala em assumir o hospital, por favor SOCORRO.

Anônimo disse...

Tudo é uma questão de como olhar as coisas. Antes tinha cardiologista, ortopedista, neurologista entre outros especialistas que apenas encaminhavam os pacientes para a cidade de Pelotas, pois Pinheiro Machado não possue os equipamentos necessários para que os médicos pudessem dar seus diagnósticos com precisão, nem equipamentos para a realização de exames mais complexos. Então, porque gastar duas vezes? Sim porque gastavasse com o pagamento dos médicos que vinham trabalhar em Pinheiro e também com os de Pelotas, sim porque as pessoas continuavam sendo encaminhadas para Pelotas. Quanto ao hospital, acho uma excelente iniciativa do Prefeito em abraçar essa ideia, afinal de contas a Prefeitura não tem culpa da atual situação financeira do hospital, muito pelo contrário tudo que o Município poderia fazer pelo mesmo foi feito. Mas nunca será possivel agradar a todos, porque é beem mais fácil criticar do que elogiar,! Assim é feita a democracia.

Anônimo disse...

ONDE ESTÁ O NOSSO 1ºCOMENTARISTA Q NÃO SE MASNIFESTOU MAIS ELEOGIANDO O GOVERNO ATUAL E A SAÚDE DE NOSSA CIDADE Q NÃO SE MANIFESTOU MAIS!!! TOMOU CONSCIENCIA DEPOIS DOS FATOS ESTAMPADOS NO BLOG, QUE BOM Q AINDA EXISTEM PESSOAS Q TEM VISÃO DO Q ESTÁ ACONTECENDO COM NOSSA CIDADE!! LEIAM, REFLITAM, E COMENTEM QUEM SABE NÃO CONSEGUIMOS Q ALGUÉM Q TENHA MAIS PODER Q NÓS LEVANTE-SE DE SUA CADEIRA E FAÇA ALGO POR TODOS NÓS!!!

Anônimo disse...

Tudo bem que os especialistas encaminhavam para pelotas, mas nao era todos os pacientes que precisavam ir, eu tive um problema no meu joelho e fiz aqui dentro da secretária uma infiltração, nunca mais senti nada. O neurologista e a Psiquiatra, só encaminhavam no caso de internação, já com o leito reservado por eles mesmo( os próprios médicos ligavam e conseguiam o leito para o paciente). Agora tem que entrar numa fila enorme do SUS, para conseguir uma consulta com um especialista e depois tem que retorna a Pel ou Rio Grande para fazer os exames, porque aqui nem raio x temos mais, pessoas que saem daqui as 5:30 da manha sem nem um centavo no bolso, passam o dia la em Pel com sede com fome. E ainda tem gente que acha que tá muito bom assim, para quem tem condiçoes de sair e consultar fora daqui sem precisa ta mendigando nada para ninguem ta muito bom, nao precisa muda nada, mas e aquelas pessoas que sao seres humanos como nós, que sentem dor que precisam de ajuda, aquelas crianças que ficam nas filas com febre de 40 e o médico manda para casa ou nem é atendido, nao tem dinheiro para comprar um médicamento para um filho doente, a saude fornece medicamento, sim fornece mas nem sempre tem. Elogios, façam por merecer, serei a 1º a elogiar.

Anônimo disse...

'que saudade do ortopedista que fazia ultrassonografia e errava quase sempre o sexo do baby,coitadas das mães que faziam os enxovais quase sempre de cor contrárias.'que saudade da pediatra que tratou meu neto desde do nascimento e não detectou uma hernia e nem um testículo fora do lugar'...quanta saudade!

Anônimo disse...

Ortopedista fazendo ultrassom para ver sexo da criança???????Nao seria Ginecologista. Os ginecologista que atendem aqui sao os mesmos daquela época que vc sente saudade. Não precisa mais se preocupa e nem senti saudade do antigo Pediatra, porque agora temos uma pediatra que acabou de termina a faculdade de pediatria, vc só tem que reza para ter sorte de consegui uma consulta, porque o clinico é quem vai decidir se o teu neto precisa ou nao de uma consulta.

Anônimo disse...

É mesmo, porque os comentários que se houve é que tem que ir de madrugada para PSF pra conseguir uma ficha. Se não conseguir a ficha aí não vai poder ir consultar com a pediatra.
Será que tá bom assim???
Eu, graças a Deus, não preciso enfrentar essas filas, mas quanta gente precisa.
Fico com pena das pessoas que precisam passar por tudo isso e tem quem ainda ache que tá bom.