Por Niaia Sarubbi Resing
Colunista do Blog
Colunista do Blog
O que podemos dizer dos “valores” de hoje? Onde estão os “valores” de hoje?
Sentimentos como respeito, educação, carinho, paciência e por aí vamos enumerando, estão um tanto esquecidos.
O que podemos observar hoje são crianças mal educadas, adolescentes problemáticos e adultos, com certeza, fracassados.
As crianças tem a voz mais ativa do que seus pais, os adolescentes determinam o que eles querem e assim é acatado pelos seus pais.
O problema não está somente nas crianças e adolescentes, no meu ver, está principalmente nos erros de modelos de educação de seus pais, que não impõe limites. Se deixam levar pela conversa de seus filhos e acham tudo muito lindo dizendo: “viu como ele (a) têm personalidade? Ele (a) é determinado (a) e tem opinião própria”.
Gente, isso é, literalmente, “lavar as mãos”, para posteriormente chorar por um filho que não teve limites e hoje é drogado, para posteriormente ver um filho roubando por que a vida um dia lhe disse não. Sim porque seus pais, com certeza, nunca disseram não para esse filho.
Realmente, as crianças hoje em dia estão muito mais determinadas, muito mais impondo sua opinião, o que antigamente era sumariamente proibido.
Concordo em que se tenha que ouvir também sua opinião, porém, as crianças devem aprender que tudo tem sua hora, tudo tem sua maneira de dizer ou fazer e que, acima de tudo, é preciso expressar o que sente com educação e respeito.
Vejo crianças dizerem: “não é assim não mãe”, “como tu mente mãe”, já ouvi: “cala boca mãe”, meu Deus, às vezes penso que fui muito carrasca com meus filhos, mas não me arrependo de nada.
Se não ensinarmos desde criança o certo e o errado, podem esperar, a vida ensina.
Precisamos acreditar que como as coisas estão tão diferentes, as pessoas comecem a se dar conta da importância do carinho com seus pais, da necessidade de se ajudar os idosos em suas limitações, na boa educação quando se reportar a alguém estranho ou até mesmo aos seus parentes, em não querer tirar sempre vantagem de alguma coisa.
Precisamos sempre ter “Pensamento Positivo” de que sempre temos chance de mudar as coisas que julgamos erradas e com isso, saber que não depende só dos outros, mas de nós também.
11 comentários:
O que é realmente certo e errado? Pra ti pode ser uma coisa, pra mim outra. Por exemplo não acho certo comermos carne, afinal, além de conseguirmos nos alimentarmos bem e sermos mais saudáveis sem carne, matamos animais, vida, enfim. Se fores seguir os ensinamentos da bíblia, lá diz: "Não matarás", se não matarás, não comerás carne? Ou achas que ao comprar no supermercado não estás matando? Depende do ponto de vista, eu vejo como um pagamento para que haja matança! Pensar positivo, o nome da coluna, com relação a isso, é pensar em um mundo sem mortes, seja animal, ou de seres humanos. Não atrapalha ser positivo na medida certa, certo? O que acredito que atrapalhe e a falta de vontade de algumas pessoas em pensar positivo, não adianta eu não comer carne para não matar e tratar mal meus familiares, amigos, vizinhos e animais.. Acredito que é uma visão de perspectiva, quero que o mundo mude, e faço SIM a minha parte.. Não discordo de tudo que está no texto, somente ao que se refere a certo e errado e logo, coloquei minha posição, respeito, respeito mesmo, mas só quis levantar uma questão a se pensar: O que é realmente certo ou errado?
Abraços, Marianne Rosa
Oi Marianne, tudo bem?
Fico feliz quando alguém comenta o que escrevo.
Sou estudante da Doutrina Espírita e sei que comer carne não é legal. Infelizmente, ainda não cheguei neste estágio de evolução.
Minha preocupação é quanto ao desrespeito moral que impera nos dias de hoje. A falta de respeito, etc...
Tens razão qto ao desrespeito animal, são seres vivos como nós.
Mas, assim, tu faz tua parte, eu faço a minha quem sabe outras pessoas fazendo a delas, um dia as coisas mudem.
Quanto as coisas certas e erradas, realmente, cada um pensa de uma maneira diferente. Mas, quando tu erra tu sabe que fez a coisa errada por que teu inconsciente acusa. E qdo faz a coisa certa da mesma forma.
E o que leva em conta é a evolução moral e espiritual de cada um. Muitos ignoram e necessitam ainda de comer carne, isso é uma questão de tempo, de conhecimento, de evolução.
Pensamento Positivo, além de ser o nome da coluna é o lema da minha vida.
Obrigada pelo carinho.
Bjs
Nada a ver a história da carne... Isso é a lei da vida, pessoal. Claro que eu não gosto de maltratar animais e afins. Mas te alimenta só de carne de soja pra tu ver!? Não é a mesma coisa. Ficamos dependentes de muitas outras proteínas e afins. Então não podemos comer alface, porque é planta. A gente faz o que faz por questão de sobrevivência, porque precisamos, nosso organismo precisa. Há outras maneiras, mas que não completam a necessidade do nosso organismo. Daí nosso corpo fica sujeito à doenças, viroses...
HAHAUHAUAUAHUAHA
Estás mandando eu estudar? Acho que tu que tens que te atualizar. Ninguém aqui é a favor ou contra matar animais pra comer. Apenas falei que carne vermelha tem vatagem sobre carne de soja. Por sinal, quando mais longe de alimentos à base de soja, melhor sua saúde. Mas como tu sabes muito, vou estudar e parar de comer carne vermelha para o bem da humanidade! hauhauaha
será que a "comida" é vegetariana? NUM INTINDI O QUE ELA DICHI!!!!!!!
Acho que esse comentário está na página errada, a Nutricionista pode oferecer uma explicação mais clara, sobre esse assunto.
Isso aqui tá parecendo os comentários do @oclebermachado no Twitter. Falam, falam e não saem do lugar... O Caio pode achar que sim, o Helena que não. É muito pontual. Hehehehehe...
Postar um comentário