3 de mar. de 2010

Saúde contrata especialistas

Depois de mais de um ano de muitas discussões e acusações, por parte dos vereadores e também da comunidade, devido a falta de especialistas para atendimento na saúde em Pinheiro Machado, a Secretaria Municipal da Saúde finalmente contará com atendimento de alguns especialistas a partir deste mês.

O serviço de ginecologia e obstetrícia já está sendo oferecido, no antigo Pronto Atendimento, onde funciona a Secretaria Municipal da Saúde. Nos próximos dias, também será colocado em prática o serviço de pediatria, que já tem profissional contratado, acertando os últimos detalhes.

Entretanto, para ser atendido, não basta dirigir-se diretamente à Secretaria para agendamento. Para consultar com o especialista, é necessário o encaminhamento de um dos médicos dos PSFs, que o fará se julgá-lo necessário. Em seguida, a consulta é agendada na Coordenação da Atenção Básica e Estratégia de Saúde da Família, na Secretaria de Saúde.

No caso da ginecologia e obstetrícia, os pacientes são atendidos de segunda a quinta-feira, no período da manhã. Em relação a pediatria, ainda não foram divulgados dias e horários do atendimento.

7 comentários:

Anônimo disse...

Em outras palavras, é preciso adivinhar quando uma criança vai precisar de pediatra, pra q pediatra?

Anônimo disse...

Reformam o hospital que não ofereciam condições para realizar partos ou a mentira tem pernas curtas?

Anônimo disse...

Então para que pediatra, se tem que ser avaliado pelo clinico geral?

Profissional da saúde disse...

Vou tentar explicar:
A criança até os dois anos de idade deve ir ao PSF fazer um procedimento chamado puericultura, que nada mais é que acompanhamento integral do processo de desenvolvimento da criança. É de fundamental importância, uma vez que é por meio dela que temos condições de detectar precocemente os mais diferentes distúrbios das áreas do crescimento estatural, da nutrição e do desenvolvimento neuropsicomotor.
No entanto, este procedimento não é obrigatoriamente feito pelo pediatra e sim pela enfermeira da unidade. Após esse processo, se houverem distúrbios ou queixas pela parte da mãe e/ou criança, esta passará pelo médico clínico geral. Este, por sua vez é completamente capaz de tratar sintomas simples, caso contrário o mesmo irá encaminhar a criança ao pediatra.
O que acontece, é que há um equívoco da população em relação ao atendimento dessa especialista, e muitas vezes quem realmente precisa deste atendimento acaba sendo desasistido.

Anônimo disse...

Se tem o pediatra não entendo o porquê de ter que ir ao clínico geral antes.

Anônimo disse...

Levar crinaça ao clinico geral já se sabe a receita: 'Espirrou, tossiu:> Amoxil!

Anônimo disse...

Se tu já sabes a receita nem precisas ir no médico. Onde te formastes?