6 de mai. de 2010

Executivo anuncia a instalação da Universidade Aberta do Brasil

No início desta semana, a Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado realizou no Teatro Ludovico Pórzio o lançamento do pólo pinheirense da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Segundo a Secretária da Educação, Bernadete Paz, desde o início de 2008 o executivo não mediu esforços para trazer o pólo para o município, o que finalmente foi alcançado. A participação das equipes diretivas das escolas municipais e da comunidade para o levantamento de demanda também foi destacado pela secretária.

A solenidade contou ainda com a presença do Pró-Reitor da UFPel, Manoel Brener Morais, que fez questão de enfatizar a parceria realizada entre prefeitura e UFPel, o que deve ganhar ainda mais força após a instalação da UAB, que será a primeira universidade gratuita do município e deverá ter caráter regional.

Em breve, deverão ser divulgados mais detalhes do projeto, como os cursos a serem oferecidos, que inicialmente, deverão ser destinados a área da educação


O que é a UAB?

O Projeto Universidade Aberta do Brasil – UAB – foi criado pelo Ministério da Educação, em 2005, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação, para a articulação e integração de um sistema nacional de educação superior a distância, em caráter experimental, visando sistematizar as ações, programas, projetos, atividades pertencentes as políticas públicas voltadas para a ampliação e interiorização da oferta do ensino superior gratuito e de qualidade no Brasil.

Para a consecução do Projeto UAB, o Ministério de Educação, através da Secretaria de Educação a Distancia – SEED – lançou o Edital N° 1, em 20 de dezembro de 2005, com a Chamada Pública para a seleção de pólos municipais de apoio presencial e de cursos superiores de Instituições Federais de Ensino Superior na Modalidade de Educação a Distância para a UAB.

Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB é a denominação representativa genérica para a rede nacional experimental voltada para pesquisa e para a educação superior (compreendendo formação inicial e continuada) que será formada pelo conjunto de instituições públicas de ensino superior, além do conjunto de centros federais de educação tecnológica, articulados e integrados com a rede de pólos de apoio presencial para educação a distância.

Os pólos de apoio presencial são criados e mantidos pelos municípios e estados Cada pólo pode receber cursos a distância de diferentes instituições, permitindo atender a todo o território nacional, com a interiorização do ensino superior.

O atendimento do aluno nas etapas presenciais ocorrerá nos pólos, onde funcionarão salas de aula, bibliotecas e laboratórios.

Nenhum comentário: