12 de jun. de 2010

Pinheiro Machado participa do Proesc II

Pinheiro Machado deve ser beneficiado, nesta fase do programa, com bolsas de estudo da Universidade da Região da Campanha, além de motoniveladora, três caçambas basculante e um caminhão. O convênio já está cadastrado no Siconv entre a Prefeitura de Pinheiro Machado e a URCAMP. O valor de mais de R$ 1 milhão de reais foi cadastrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e define a aquisição de maquinários para fomento ao setor agropecuário.

Na educação, em Pinheiro Machado, o Proesc deve beneficiar 27 alunos com bolsa integral na Universidade particular. De acordo com o Prefeito Luiz Fernando Leivas, o atual Governo Municipal demonstra mais uma vez a preocupação com a educação e a infraestrutura do município. “Ao participar do programa, reafirmamos nosso compromisso com os estudantes de baixa renda, permitindo que continuem seus estudos em nível superior de forma gratuita. E também trazemos veículos, maquinários e equipamentos novos, melhorando a infraestrutura e auxiliando no escoamento da nossa produção”, esclarece.


Para entender melhor

O Proesc surgiu durante a Campanha pela Federalização da Universidade da Região da Campanha, Urcamp. Na época, a federalização da entidade não foi possível e uma engenharia política, feita pelo então Ministro da Educação Tarso Genro, o Prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi (PT) e o Deputado Federal Paulo Pimenta (PT) instituiu o Programa Estudantil.

Naquela primeira fase, o Proesc beneficiou somente o município de Bagé com recursos em torno de R$ 5 milhões, que permitiram a aquisição de equipamentos para o Parque de Máquinas da Secretaria de Desenvolvimento Rural. Para isso, o convênio triangular envolveu a Prefeitura de Bagé, a Urcamp e o MAPA.

Na segunda fase, da qual Pinheiro Machado também participou, o convênio envolveu Prefeituras, Ministério da Educação e Urcamp. Desta forma, a Universidade ofereceu as bolsas de estudo, pagas pelas Prefeituras, que receberam recursos para a aquisição de veículos de transporte escolar. Enquanto isso, a Universidade abatia de sua dívida com a união através do valor recebido pelas Prefeituras.

Na terceira fase do programa, do qual o município participa pela segunda vez, a triangulação de convênio será entre Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Prefeitura e a Universidade. Agora, deve haver a liberação de recursos para a compra de máquinas e equipamentos que permitirão a manutenção de estradas rurais. A ação visa o escoamento da produção no município, calcado basicamente na agropecuária.

O Proesc é um programa firmado exclusivamente entre Poder Executivo Municipal, a União, através de um de seus Ministérios e a Urcamp.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse é o PT! comprometido com o cidadão menos favorecido.