Pinheiro Machado deve ser beneficiado, nesta fase do programa, com bolsas de estudo da Universidade da Região da Campanha, além de motoniveladora, três caçambas basculante e um caminhão. O convênio já está cadastrado no Siconv entre a Prefeitura de Pinheiro Machado e a URCAMP. O valor de mais de R$ 1 milhão de reais foi cadastrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e define a aquisição de maquinários para fomento ao setor agropecuário.
Na educação, em Pinheiro Machado, o Proesc deve beneficiar 27 alunos com bolsa integral na Universidade particular. De acordo com o Prefeito Luiz Fernando Leivas, o atual Governo Municipal demonstra mais uma vez a preocupação com a educação e a infraestrutura do município. “Ao participar do programa, reafirmamos nosso compromisso com os estudantes de baixa renda, permitindo que continuem seus estudos em nível superior de forma gratuita. E também trazemos veículos, maquinários e equipamentos novos, melhorando a infraestrutura e auxiliando no escoamento da nossa produção”, esclarece.
Para entender melhor
O Proesc surgiu durante a Campanha pela Federalização da Universidade da Região da Campanha, Urcamp. Na época, a federalização da entidade não foi possível e uma engenharia política, feita pelo então Ministro da Educação Tarso Genro, o Prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi (PT) e o Deputado Federal Paulo Pimenta (PT) instituiu o Programa Estudantil.
Naquela primeira fase, o Proesc beneficiou somente o município de Bagé com recursos em torno de R$ 5 milhões, que permitiram a aquisição de equipamentos para o Parque de Máquinas da Secretaria de Desenvolvimento Rural. Para isso, o convênio triangular envolveu a Prefeitura de Bagé, a Urcamp e o MAPA.
Na segunda fase, da qual Pinheiro Machado também participou, o convênio envolveu Prefeituras, Ministério da Educação e Urcamp. Desta forma, a Universidade ofereceu as bolsas de estudo, pagas pelas Prefeituras, que receberam recursos para a aquisição de veículos de transporte escolar. Enquanto isso, a Universidade abatia de sua dívida com a união através do valor recebido pelas Prefeituras.
Na terceira fase do programa, do qual o município participa pela segunda vez, a triangulação de convênio será entre Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Prefeitura e a Universidade. Agora, deve haver a liberação de recursos para a compra de máquinas e equipamentos que permitirão a manutenção de estradas rurais. A ação visa o escoamento da produção no município, calcado basicamente na agropecuária.
O Proesc é um programa firmado exclusivamente entre Poder Executivo Municipal, a União, através de um de seus Ministérios e a Urcamp.
Um comentário:
Esse é o PT! comprometido com o cidadão menos favorecido.
Postar um comentário