13 de jun. de 2010

Portaria cria comitê do Projeto RS Biodiversidade

O secretário estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, assina na próxima segunda-feira (14) portaria criando o Comitê Local de Acompanhamento do Projeto RS Biodiversidade. A cerimônia ocorrerá às 15h, no CTG Tropeiro Velho, em Santana da Boa Vista, paralelamente à assinatura do Decreto de Incentivo da Política Estadual de Atenção Básica da Saúde e à entrega de computadores do Programa Primeira Infância Melhor para os municípios da região.


A portaria vai criar o primeiro dos quatro comitês locais de acompanhamento do Projeto RS Biodiversidade no Estado que contará com a participação de representantes de universidades regionais, sindicatos rurais, prefeituras, Câmaras Municipais, ONGs, associações de produtores, além dos escritórios regionais da Emater, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e da Fepam. O comitê vai abranger, além de Santana da Boa Vista os municípios de Lavras do Sul, Encruzilhada do Sul, Caçapava do Sul e Pinheiro Machado.


O convênio com o Banco Mundial para a implementação do RS Biodiversidade foi assinado pela governadora e pelo secretário Giancarlo no dia 25 de maio. Pelo acerto, a instituição financeira doará cinco milhões de dólares, através do Global Enviroment Facility - fundo global do meio ambiente para o projeto, que terá contrapartida do governo gaúcho de 6,1 milhões de dólares. Além dos comitês locais, o programa contará com uma unidade de gerenciamento (UGP) com sede na Sema e um comitê estadual. Um projeto-piloto será desenvolvido em 13 Unidades Demonstrativas (UDs), propriedades rurais que aplicam práticas de manejo eficientes e sustentáveis no seu processo produtivo.

Nenhum comentário: