24 de jul. de 2010

Papo com o Leitor: Condições da RS-265

Há alguns dias atrás, conversei com o amigo e leitor Paulo Roberto Burgo Alves, conhecido por todos como Paulinho, que entre outros assuntos, me falou sobre a situação da RS 265, que tem seu início na BR 293 em direção a localidade do Cancelão, em Piratini.

Neste sábado, o amigo Paulinho encaminhou um email a este blog, publicado abaixo:


"Bom dia Tiago. Como conversamos, RS 265 (início na BR 293 PhM), está em péssimas condições de trafegabilidade, indo em direção ao Cancelão(Piratini). O escoamento da produçao da localidade do Curral de Pedras passa pela referida RS 265, lembrando que também há uma importante ligação da nossa Regiãoo Sul - Campanha(BR 293) à estrada da produção(BR 392 Santa Maria - Sãoo Sepé - Caçapava do Sul - Santana da Boa Vista - Piratini - Canguçu - Morro Redondo - Pelotas - Capão do Leão - Rio Grande).

Registrando, no dia 22.07.10, me senti na obrigação de ir para o trecho e começar a dar manutenção na estrada, pois a máquina que pertence ao DAER estava a exatamente há 23 dias (30.06.10 à 23.07.10) parada ao relento e avariada em uma propriedade rural próxima a BR 293. Quando estava executando a operação tapa buracos, o pessoal do DAER apareceu e relatou que a máquina estava avariada e que nada podiam fazer, pois já tinham solicitado suporte ao 8º Distrito Operacional - DOP DAER Bagé durante todos os dias relatados, e não estavam tendo retorno. Disse a eles que seguiria o serviço, mas que iria comunicar a IMPRENSA local, regional e estadual.

Para nossa surpresa, 6ª feira (23.07.10), quando a equipe da RBS TV Bagé chegou no local, a máquina estava trabalhando, tendo relatado os funcionários do DAER capatazia de PhM, que iniciaram a manutenção naquele momento e, se o tempo permitir, inclusive hoje (24.07.10) seguiriam a manutenção da RS 265.

Sou da ideia que estrada se faz no verão e no inverno se dá manutenção, ou seja, enquanto muito se fala em asfalto, que é o melhor, queremos num 1º momento é manutençãoo para termos o direito de ir e vir em estradas de boas condições de trafegabilidade. Guerreiro, faço esse desabafo porque se não usarmos os meios de comunicação que possuí­mos (aqui faço um elogio ao Blog EIGATIMAULA), as coisas não acontecem e quem sofre as consequências, somos nós cidadãos.

Ao finalizar, comunico que a matéria gerada ontem por nós e pela equipe da RBS TV Bagé deverá ir ao ar hoje. Cabe aqui um agradecimento à chefe de redação Roberta Mércio, ao cinegrafista Francisco "Chicão" e a jornalista Jandira Vanin, e também, ao amigo Tiago Fagundes, que recebe este e-mail do meu desabafo. Um forte abraço do leitor assíduo do Blog EIGATIMAULA e amigo PAULINHO."


2 comentários:

Julio Menna disse...

24-07-10.
Quero fazer minhas as palavras do Paulinho, pois também em outras oportunidades reclamei para o DAER Bagé da situação da nossa estrada e me atenderam, lhe parabenizo por sua iniciativa e sobriedade no comentario, é de pessoas como tu Paulinho que este município necessita, alguem que ponha o pé no barro e saiba das dificuldades de quem produz. Em outra oportunidade teve um produtor da nossa região (Curral de Pedras) que pagou do próprio bolso um trator para fazer passadas, pois não tinha mais condições de trafegar sem o risco de ficar atolado como ficaram amigos nossos e que eu ajudei a desatolar. Que mais pessoas sigam este exemplo, busquem solução para os problemas que nos atingem, ao invés de acharem tudo muito dificil, e as pessoas e governo que deveriam fazer não fazem nada.

Abraços;
Julio Menna

Vivian disse...

Tiago, aproveito o desabafo do Paulinho(meu esposo) para também registrar que sou usuária da referida RS quando vou a PhM por dentro, ou seja, Canguçu, Piratini e Pinheiro Machado. É interessante porque 3 capatazias fazem a manutenção da estrada, saindo de Canguçu até a divisa com Piratini é uma, da divisa até o CTG do Cancelão é outra e do CTG do Cancelão até PhM é a 6ª capatazia que é cediada em Pinheiro Machado. Para falar a verdade são +/- 95Km de estrada de chão muito mal conservada, mais o trecho de 45Km até Pinheiro Machado é um horror, não compensando tal itinerário.
Mesmo assim, me somo ao Paulinho ao Júlio e a todos os usuários da RS 265 para reivindicarmos manutenção imediata.
Abraço
Vivian Alves.