26 de jul. de 2010

Papo com o Leitor: Terra da Ovelha

No final da última semana, recebi email da amiga e leitora Lula Farias, a respeito do texto publicado aqui no blog, intitulado "A terra da ovelha". O email segue abaixo:

"Parabéns pelo ótimo texto. Terra da Ovelha. Tocaste no ponto, só que o assunto é amplo e complexo.
A importância da Feovelha não é avaliada pela comunidade. Só saindo é que avaliamos o quão importante este evento. Cito um exemplo: há alguns anos, quando fomos a Montevidéo na exposição do Prado, nos perguntaram de onde éramos, dissemos a cidade e a resposta veio no ato: "Tierra de la oveja".

Cabe a explicação: a revista uruguaia especializada no agro, La Propaganda Rural, participa há anos da Feovelha e faz a melhor cobertura do evento, e leva nosso evento além fronteiras. Hoje, através da internet, aí nem imaginamos onde vamos... basta ver comentários dos mais variados rincões.

Então, precisamos de muitas coisas, primeiro saber quem somos para saber o que queremos.
Tu me conheces um pouco, e existem coisas que não podemos dizer, pois podemos ferir os outros e as vezes seremos mal interpretados. Como não conhecemos nosso potencial, não sabemos explorá-lo. Diria melhor como não damos valor a nossa Feovelha, que quer queira ou não, é um grande evento, nosso maior evento, não sabemos explorá-lo.

Registro que não me incluo nesta lista, pois sou ciente do grande evento que temos e ajudei a construí-lo, isto é outra historia... Como produtora, digo que temos uma indústria a céu aberto.

Imagina. Agora, por exemplo, estamos no nosso pico do nascimento de cordeiros com o frio intenso e chuva, claro que estamos perdendo. Como em tudo, temos ciclos, e precisamos produzir, e correr atrás para saldar nossos compromissos.

A ovelha tem seus ciclos, da lã, do descrédito, da carne, etc. Estudos dignos de confiança confirmam que a ovelha é a que melhor remunera o produdor. A procura pela carne ovina de qualidade é grande, estando cotado o preço do cordeiro (estamos na entresafra) a mais de R$ 8,00 a carcaça, podendo atingir até R$ 9,20. O mercado esta promissor com grandes indústrias querendo o produto, com marcas como o Herval Premium, que consolidaram o consumo de carne ovina de qualidade, e incentivando o aumento do rebanho. A ovelha de cria produz em menos de um ano o próprio peso vivo em carne de cordeiro de alto valor.

Então, não podemos desacreditar de uma atividade que é nossa vocação, precisamos sim é trabalhar. E tu com o blog está fazendo tua parte, despertando uma nova consciência, da importância do evento, da concientização do produtor e da comunidade como um todo, para atividade (desde os tempos da bíblia) importante que é a ovinocultura.

Quanto a termos carne de ovelha nos restaurantes da cidade, ja conversamos bastante sobre isto. Serão muitas alegações, desde o preço, até a falta de oferta de qualidade. Porém, a gastronomia ovina deve ser incentivada, pois o consumidor é o foco.

Muitos pontos poderia abordar, mas, reitero, o assunto é amplo e complexo... Já me estendi demais."


Nenhum comentário: