21 de ago. de 2010

Presidente do legislativo pinheirense lança projeto para a saúde

Foto: Divulgação
Na última sessão do Legislativo, terça-feira, 17, o Presidente, vereador Ronaldo Madruga, apresentou o projeto de sua autoria, que estabelece normas para atendimentos especiais nas Unidades de Saúde em Pinheiro Machado.

Crianças, gestantes, idosos e portadores de necessidades especiais poderão ser atendidos em qualquer Unidade Básica de Saúde, independente da área de limitação, os quais terão preferência na ordem de atendimento.

O cidadão que preencher os critérios vai ter direito a todos os procedimentos que se fizerem necessários e em qualquer local de atendimento na área da saúde no município. “Ouvi queixas da parte dos pinheirenses que residem nos lugares mais diversificados e com os mais variados problemas de saúde. Posso citar as que moram na Zona Sul terem que consultar na Unidade, antigo Posto, Zona Norte. Ficou incluída a dificuldade para o deslocamento e falta de saúde para conseguirem chegar até o local estipulado, onde estaria o médico”, expõe Madruga que prevê atendimento mais rápido para essas pessoas que tanto precisam desse diferencial.

Para efeito e estar estabelecido na Lei Federal nº 8.0690/1990 toda pessoa, considerada criança deve ter 12 anos incompletos e adolescentes entre doze e dezoito anos de idade.

Há falta de regulamentação nessa área que inclui todos os casos especiais, fato que vem gerando limitações nesse serviço. Essa parte da população tem direitos especiais previstos em lei. “Assim, é primordial e garantido o atendimento em qualquer unidade básica de saúde, independente da zona da cidade que o cidadão more”, sustenta o edil.

A referida lei entrou em vigor na data da publicação, mas o proponente espera contar com a compreensão do prefeito que deve sancioná-la em prol dos munícipes.


3 comentários:

Anônimo disse...

Parabens, Ronaldo, espero que o Prefeito aprove.
Por que em materia de saude tem que melhorar e muito, tive com meu filho doente, sexta e não encontrei um pediatra, Dr Irio não veio,(particular), cadê o pediatra que o prefeito vai pra RBS, dizer que tem aqui na cidade?Aquele que só atende encaminhado pelo PSF, isso não existe, TEM QUE TER UM PEDIATRA nem que seja de segunda a sexta a disposição, duvido que não tenham profissional formado nesta area; como é que antes tinha?

Anônimo disse...

Parabéns Ronaldo.

Anônimo disse...

Caro vereador Ronaldo, acredito que esta tua ação é um retrocesso, concordo que a saúde precisa de muitas melhorias, mas dessa forma só vais conseguir mais simpatia do povo (deve ser essa tua intenção)e não melhorias nos índices de saúde pública. Se leres um pouco antes de fazer essas propostas, conversar com multiprofissionais da área da saúde, perceberá que existem vários projetos possíveis de se realizarem que não vão prezar apenas atos curativos.
A Estratégia Saúde da Família (ESF) iniciou no Brasil no ano de 1994 e vem se expandindo ao longo dos anos. É considerada um modelo para a reorganização do sistema de saúde, deixando de ser centrado no hospital para um novo modelo descentralizado e de base comunitária, através da implantação de equipes multidisciplinares nas unidades básicas de saúde. As equipes atuam numa área geográfica delimitada, com um número definido de famílias, criando um vínculo com a população para a promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde desta comunidade (BRASIL, 2007). Para maiores informações é possível acessar o site do ministério da saúde. Não esquecendo que atendimentos de urgência e emergência devem ser realizados no Pronto Atendimento e não nas Unidades Básicas de Saúde.
E com certeza pessoas acima de 60 anos, portadores de necessidades especiais e gestantes devem sempre ter prioridade no atendimento, isso já é lei e deve ser respeitado por todos nós cidadãos.