28 de set. de 2010

Antiga rodoviária abrigará Núcleo de Geologia

Foto: Site PM Pinheiro Machado

O Governo Municipal de Pinheiro Machado já começou as obras de adequação do prédio da antiga rodoviária. A estrutura deve abrigar provisoriamente o Núcleo de Geologia e Energias Renováveis da Universidade Federal de Pelotas.

O Núcleo deve ser instalado naquele local para dar sustentabilidade e viabilizar o desenvolvimento de estudos de campo, realizando mapeamento geológico. A provável instalação definitiva do Núcleo é o prédio anexo à Câmara de Vereadores, onde funcionou durante anos o Hotel da Luz.

A viabilidade está sendo analisada pelo Executivo, que acredita ser uma das formas de reforma do prédio, já que a Universidade seria responsável pelas melhorias. De acordo com o prefeito Luiz Fernando Leivas, a UFpel deve fazer um levantamento das riquezas de cada município, fazendo com que as potencialidades sejam aproveitadas.

É o caso da água mineral de Pedras Altas, cimento em Pinheiro Machado e calcário em Candiota. “A execução desta obra dá início a uma nova era, que marca a educação no Município e abrigará cursos de Geologia. A ação promete, nos próximos anos, junto à Universidade Aberta do Brasil, tornar Pinheiro Machado um pólo educacional da região", completa.

As outras cidades beneficiadas com a instalação do núcleo de geologia são Pedras Altas, Candiota, Piratini e a Hulha Negra.

Nenhum comentário: