29 de out. de 2010

Cursos de graduação são confirmados para 2011 no município

A Universidade Federal de Pelotas confirmou nesta quarta (27) a instalação, a partir do segundo semestre de 2011, de dois cursos de graduação em Pinheiro Machado na área de atuação do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Geologia, um deles de Tecnólogo em Gestão Ambiental e o outro de Tecnólogo em Mineração. Os cursos vão abrir conjuntamente 90 vagas, sendo 40 em Gestão Ambiental e 50 em Mineração. A modalidade é presencial, com aulas nos turnos diurno e noturno, e a seleção será a mesma empregada pela UFPEL para os demais cursos. 

O Governo Municipal tem priorizado as ações na área de Educação. No início do ano o Município foi selecionado para receber um Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa que vai oportunizar o oferecimento de cursos à distância das universidades públicas em várias áreas. Logo no segundo semestre a UFPEL criou o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geologia em Pinheiro Machado. 

Este anúncio deixa a comunidade de Pinheiro Machado muito entusiasmada, conforme avalia o Prefeito Luiz Fernando Leivas “A Universidade Federal chegou, e chegou para ficar e isto vai mudar a nossa cidade”. 

O Núcleo sediado em Pinheiro Machado vai atender inicialmente mais quatro Municípios: Pedras Altas, Piratini, Candiota e Hulha Negra, tendo como objetivo principal desenvolver pesquisas em diversas áreas, auxiliando-os no planejamento do desenvolvimento local e regional e levando em consideração as potencialidades na área de mineração. 

O primeiro trabalho a ser desenvolvido pelo núcleo será de oferecer para cada um dos Municípios o mapeamento geológico, o que já apontará as principais potencialidades, oportunizando aos gestores públicos a atração de investimentos privados no setor. “A nossa região tem um potencial enorme na área de mineração que está adormecido e nós não podemos mais abrir mão das nossas riquezas sob pena de condenarmos as gerações futuras ao atraso e a pobreza. Estamos em cima de uma grande “mina de ouro” este é o nosso Pré-Sal”, comenta Leivas. 

Com todos estes anúncios, Pinheiro Machado passa a ser uma cidade referência na Educação Superior. “Seremos um Pólo Educacional em dois anos”, afirma o prefeito Leivas, que deve remeter à Câmara de Vereadores nos próximos dias Projeto de Lei para fazer a doação do prédio do Município, onde funcionou o antigo Hotel da Luz. 

“Este prédio pela sua importância histórica não deve permanecer no abandono, e sim, abrigar uma Universidade Pública. A doação permitirá a fixação da UFPEL em Pinheiro Machado, pois a reitoria já manifestou o interesse em restaurá-lo, para abrigar de forma definitiva o Núcleo de Geologia em nosso Município, e os investimentos só poderão ser realizados pela UFPEL se o prédio for doado à universidade”, destacou. 

Atualmente estão sendo adequadas as instalações provisórias do Núcleo de Geologia e dos dois futuros cursos no prédio da antiga rodoviária, alugado pela Prefeitura para abrigar a Universidade Aberta do Brasil. As obras devem ser finalizadas nos próximos dias e o início das atividades do Núcleo está previsto para a primeira quinzena de novembro. Já as adequações onde os dois cursos superiores serão instalados devem se estender até o final deste ano.

3 comentários:

Anônimo disse...

É nossa Pinheiro caminhando para um futuro promissor.

Anônimo disse...

q milagre nao tem critica em tudo q o governo faz tem critica

Namastê disse...

Estou torcendo para que tudo de certo, precisamos de educação a nível superior.