21 de out. de 2010

Vereadores pinheirenses aprovam projeto de lei para atendimento na área da saúde

Foto e texto: Inês Souza (AI CVPM)

Na sessão da câmara realizada na quarta-feira, 13, cinco votos favoráveis garantiram a vitória do Projeto de Lei nº 04/2010 do vereador Ronaldo Madruga, PP, apresentado em plenário na sessão ordinária do dia 17 de agosto que estabelece normas para atendimentos especiais nas Unidades de Saúde da Família (USFs) em Pinheiro Machado. Ele propôs que gestantes, idosos, crianças e portadores de necessidades especiais possam consultar em qualquer Unidade Básica de Saúde, independente da área de limitação e dando-lhes preferência. 

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, vereador Jackson Cabral, PSDB, manifestou-se favorável, após ter ouvido com os colegas do legislativo, a opinião da responsável pela 3ª Coordenadoria Regional do Projeto Estratégia de Saúde da Família de Pelotas, Ilda Heinen, que afirmou não existir nenhuma perda para o município com a aprovação do projeto.

“Foram descartadas as possibilidades de prejuízo para os cofres públicos, tanto de benefício federal ou do estado. Essa garantia levou-me, respeitosamente, à aprovação do projeto de autoria do presidente. Ele estabeleceu atendimento prioritário a esse grupo de pessoas especiais citadas. Em todos os lugares essas pessoas não enfrentarão fila, por lei, então nada tenho contra”, observou Cabral.

Edison Molina, PSDB, também quis dar sua opinião. Revelou que defende a unificação dos postos de saúde e que ainda quer ver todos interligados, pois facilita a consulta para o médico e o paciente. Dizendo-se votar com plena convicção por achar importante, aprovou.

Completou a bancada, Vilson Jorge Morais (Vilsinho), e Ulisses Francescatto que acompanharam os demais. O líder do partido, sugeriu que os médicos façam rodízio, atitude que não incentiva escolhas.

O Presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Controle Externo, Vereador Jaime Lucas, PMDB, ressaltou que após profunda avaliação e a certeza que não havia vinculação de recursos ou rejeição de repasses nem perdas de verbas para o município decidiu concordar. “Gosto de justificar meu voto para esclarecer ao público e afirmo que é importante o atendimento rápido para uma criança ou uma gestante. O que o presidente pede é fundamental e voto sim”, declara Lucas com veemência. 


A justificativa do não

Alex Sandro Oliveira (Leco), PT, defendeu sua opinião que foi contrária a dos outros. “Vai gerar problemas por causa da preferência dos pacientes por determinado médico. Enquanto os postos não forem informatizados vai dar confusão nos prontuários, fugindo do controle dos médicos os medicamentos administrados pelos pacientes. Posso até concordar quando todos tiverem ligados à rede. Hoje não”, anunciou o líder do governo. 

Adroaldo Azambuja (Dado) e Altevir Behenck (Bananeiro), PDT, posicionaram-se contra. 


Siga o Eigatimaula no Twitter

7 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Leco.
Pensasses com coerência.
Como uma pessoa vai consultar no Posto Zona Norte se seu prontuário está na Posto Zona Sul? Como saber o que o médico da última consulta receitou se não foi no mesmo posto?
E se alguém der um remédio para uma gestante, por exemplo, que não poderia ter dado ou que não é compatível com o que o outro médico deu mas isso constava no prontuário do outro posto?
Quem vai assumir o erro?
Acho as idéias do Ronaldo boas, mas esta ele não pensou corretamente.
Tem que se pensar no bem-estar dos outros sim, mas sem prejuizo NENHUM.
Acredito que os vereadores que votaram favorável só se preocuparam com as verbas recebidas mas esqueceram da ordem.
Organização é primordial em qualquer setor, principalmente na saúde.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o anônimo! Os vereadores parecem interessados apenas no repasse financeiro. Onde vai ficar o vínculo com p paciente, um dos pressupostos fundamentais da ESF. Como vão ficar os grupos de hipertensos e diabéticos, onde a maioria são pessoas idosos (os grupos não servem para distribuição de medicamentos e sim para acompanhamento de portadores de doenças crônicas)e, assim poderiam ser citados vários exemplos... É mt mais difícil educar a população qto aos reais benefícios da estratégia e utilizar projetos de leis para organizar melhor o programa e alcançar melhores indíces de saúde!!! Acredito que a Hilda possa ter dito isso sobre o repasse de incentivo ao município, mas creio que ela deva ter frizado bem a importância da territorialização para o funcionamento da ESF. É uma pena que os vereadores tenham aprovado, costumava a dar como ex a ESF de Pinheiro Machado, mesmo com todas as falhas, pois hoje trabalhando em local sem territorialização vejo o qto é difícil o acompanhamento das pessoas,tornando baixo o número de consultas de pré-natal e as puericultura, sem contar as inúmeras trocas de medicação (uso incorreto, superdosagens...). Desejo força aos profissionais da saúde para que não percam seus ideais, também consciência da população para que procurem entender a importância de um acompanhamento adequado!!!

Eloa disse...

Parabéns Vereador Ronaldo pela ótima iniciativa e dos Vereadores que aprovaram o projeto. Minha vó é idosa e te agradece, todos os idosos te agradeceram.

Eloa..

Regina disse...

Parabéns ao criador do projeto, e os Vereadores que permitiram este acontecimento. A burocracia quem deverá apresentar a solucão é o Secretario de Saúde é pago para gerenciar ou não sabe como fazer.


Regina

Anônimo disse...

Parabéns Ronaldo, vejo gestante e crianças com febre chegarem ao Psf e nao serem atendidas pq nao pertencem ao psf que procuraram. O Leco sem comentário.

José Leonardo disse...

Quero parabenizar o Presidente pelo projeto e os vereadores pela aprovação. Creio que não deve ser criado impecilio, para algo em prol de pessoas que precisam tanto. O que deve acontecer é a Secretária de Saúde achar um meio de resolver o atendimento a esse grupo de pessoas que precisam de um atendimento diferênciado, são realmente pessoas que muitas vezes precisam de um atendimento mais humano, e deve ser criado que sabe, um prontuário diferente dos demais, como por exemplo uma segunda via que acompanhem o paciênte, talvéz com apoio dos Ajentes de Saúde. Eu creio que o Secretário de Saude vai encontrar uma solução para esses casos, porque eu quando precisei, fui muito bem recebido em sua residência e resolveu um problema que eu levei até ele, teve um atendimento muito gentil e com rapidez solucionou.
Vereador votar contra ou ficar dizendo que talvêz no futuro seja possível, é coisa que não deveria ser dito por uma pessoa preocupada com o bem dos seus semelhantes, a saúde das pessoas muitas vêzes não pode esperar. Se o projeto é bom e parece que é, vamos encontrar uma solução, que esse grupo com certeza vai agradecer.

Anônimo disse...

é só investir um pouco menos em mídia e dá para informatizar as
Unidades de Saúde da Família