13 de dez. de 2010

Embrapa Pecuária Sul promove Dias de Campo do Projeto Alto Camaquã

No último mês do ano, a Embrapa Pecuária Sul (Bagé/RS) vai promover Dias de Campo para pecuaristas familiares em Santana da Boa Vista, Pinheiro Machado e Caçapava do Sul. A equipe liderada pelos pesquisadores Marcos Borba e José Pedro Trindade vai realizar a atividade em Unidades Experimentais de Pesquisa Participativa (UEPAs) localizadas em propriedades rurais hoje (13) em Santana da Boa Vista (Rodeio Velho), Pinheiro Machado nos dias 15, 16 (Alto Bonito) e 21 (Aberta do Cerro) e em Caçapava do Sul no dia 17 (Guaritas).

Intitulados “Avaliação dos efeitos do controle de em pastagens naturais nas Unidades Experimentais Participativas”, os Dias de Campo têm como objetivo a valorização e as estratégias de manejo dos recursos naturais, bem como o desenvolvimento endógeno.

O território do Alto Camaquã é constituído pelos municípios gaúchos de Bagé, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista. Para estimular o desenvolvimento territorial endógeno, a conservação da vegetação natural da região e a valorização da identidade territorial, a Embrapa Pecuária Sul iniciou em 2006 o Projeto Alto Camaquã. As ações consideram as características históricas, sociais, ambientais, culturais e econômicas comuns dentro do território.

Entre as atividades, está a criação da rede de pesquisa participativa com base em 12 Unidades Experimentais de Pesquisa Participativa (UEPAs). Cada UEPA reúne um grupo de produtores organizados que elegeram um local para experimentação onde são discutidas e praticadas questões de melhoramento de manejo de campo nativo para uma produção mais eficiente. Em 2010, o território do Alto Camaquã se tornou membro da Associação Mundial de Montanhas Famosas, entidade apoiada pela Unesco.

Nenhum comentário: