Na quarta-feira, 15, às 9h, acontece o curso Aprendendo a Acessar, Fiscalizar, Acompanhar e Denunciar Irregularidades com o Dinheiro Público no Plenário Walter Azambuja da Câmara de Vereadores. O evento será conduzido pelo Auditor Público Externo Valtuir Pereira Nunes, do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O palestrante vai falar sobre o tema e proporcionar debate sobre o assunto.
O TCE disponibilizou um total de 85 vagas distribuídas entre os municípios da região. Cada cidade tem um código de reserva: Hulha Negra (201787), Candiota (201800), Bagé (201813) e Pedras Altas (201826) com oito para cada uma. Pinheiro Machado foi contemplado com 53.As inscrições são gratuitas, pelo site, até segunda-feira, 13, e só serão realizadas através do navegador Internet Explorer. Acompanhe as instruções, passo a passo, para a inscrição:
1º) Acesse o site do TCE: www.tce.rs.gov.br;
2º) Clique na sessão EVENTOS;
3º) Clique em INSCRIÇÕES;
4º) Clique sobre o nome do evento: APRENDENDO A ACESSAR, FISCALIZAR, ACOMPANHAR E DENUNCIAR IRREGULARIDADES COM O DINHEIRO PÚBLICO;
5º) Informe o código de reserva de Pinheiro Machado: 201774 e clique em ENVIAR;
6º) Digite o CPF do participante e clique em ENVIAR;
7º) PREENCHA ou ATUALIZE a FICHA CADASTRAL (com dados pessoais do inscrito);
8º) Confirme a inscrição clicando em ENVIAR.
Caso o interessado não consiga inscrever-se, entre em contato com o Legislativo pinheirense (3248- 1527) ou para o 0800.645.1527.
Foto e texto: Inês Souza |
TCE em Pelotas
Na parceria entre o Poder Executivo de Pelotas e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) resultou em Seminário Regional Da Gestão Pública na quinta-feira, 2, no Auditório Zandir Zanotelli da Universidade Católica.
Auditores do TCE marcaram presença com informações para mais de 200 pessoas. Pela manhã participaram do Painel Técnico I a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), a União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS) e a Jurisprudência do Tribunal de Contas com o tema Principais Irregularidades Apontadas.
À tarde o Painel Técnico II abordou tópicos locais em licitações, diárias, controle interno, entre outros e encerrou com debates interativos, onde os auditores responderam perguntas direcionadas à mesa.
Participaram do evento os vereadores Altevir Berenck, PDT, Alex Sandro Oliveira, PT e cinco assessores da casa.
A missão
Cabe ao TCE fazer o controle externo das administrações públicas direta e indireta em todo território gaúcho que compreende 496 municípios. O maior objetivo do órgão é a transparência, levando até a população formas simples para o controle e acesso dos Poderes Executivo e Legislativo.
Na Corte há conselheiros e auditores substitutos de conselheiro, corpo técnico qualificado que realiza auditorias e tem a incumbência de instituir os processos de contas de gestão. Também examinam todos os atos de pessoal praticados pelos jurisdicionados. Junto à Corte oficia o Ministério Público (MP) que está ligado ao TCE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário