29 de jan. de 2011

Governador lança Programa de Desenvolvimento da Ovinocultura Gaúcha durante a Feovelha

Foto: Alexandre Teixeira
A Feovelha, que se estende até o próximo dia 30 de janeiro em Pinheiro Machado, foi inaugurada oficialmente na tarde desta sexta-feira (28) em cerimônia que contou com a presença do Governador do Estado, Tarso Genro, dos secretários de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, Geral de Governo, Estilac Xavier, do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Mota, do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luis Augusto Lara, de Obras Públicas, Luiz Carlos Busatto, do Superintendente do Mapa no RS, Francisco Signor, do vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos, Paulo Schwab, e do prefeito municipal Luiz Fernando Leivas, além de presidentes de sindicatos rurais de vários municípios gaúchos, produtores e visitantes, que lotaram completamente o pavilhão de remates do Parque Charrua. 

 Em seu discurso, Gedeão Pereira elogiou o trabalho que vem sendo realizado pela presidente do Sindicato Rural, Jaqueline Maciel, fato que vem colocando as mulheres em ascensão dentro de uma categoria predominantemente machista. Já o prefeito Luiz Fernando Leivas agradeceu a presença de Tarso Genro, lembrando que há muitos anos a abertura da Feovelha, maior feira de ovinos gaúcha, não era prestigiada pelo Governador do Estado. 

Citando que a ovinocultura tem uma representação muito grande em toda a região, Leivas alerta que a atividade precisa se modernizar, adequando-se aos desafios propostos pelo mercado atual. “A ovelha faz parte de nossa tradição, e já estamos dando exemplos de que é possível melhorar a produção através do manejo de campos nativos, por exemplo, trabalho este que já vem sendo realizado na região de Torrinhas”, destaca. 

Nesse sentido, buscando fortalecer a cadeia produtiva da ovinocultura, foi lançado oficialmente pelo Governo do Estado durante a abertura oficial da Feovelha 2011 o projeto Mais Ovinos no Campo, a primeira de uma série de ações que integram o Programa de Desenvolvimento da Ovinocultura Gaúcha, que colocará à disposição dos produtores R$ 102 milhões através de linhas de crédito para a retenção de matrizes, com taxas de juros subsidiadas. 

Além disso, serão disponibilizadas outras linhas de financiamento para a aquisição de matrizes e reprodutores. “Além do prazo de três anos para quitar o financiamento, os ovinocultores terão um ano de carência antes de iniciar o pagamento”, destaca Tarso Genro. Citando que a ovinocultura hoje reporta-se principalmente à Metade Sul do Estado, o governador comprometeu-se em dedicar uma atenção especial à região. “Queremos reerguer a economia gaúcha, em todos os setores, por isso, nosso governo dará atenção a todos os produtores, independente do tamanho de suas propriedades”, completa Genro.

Já o Secretário da Agricultura lembrou que nos últimos dias dois novos frigoríficos instalados no Estado obtiveram habilitação para exportar carne ovina, porém ainda não há produção suficiente nem para abastecer completamente o mercado interno. “Tenho certeza que em quatro anos teremos um rebanho muito maior e estaremos produzindo ovinos com muito mais qualidade”, projeta Mainardi.

Nenhum comentário: