30 de jan. de 2011

Vitisul é lançada oficialmente na Feovelha

Aconteceu na manhã deste sábado, no stand da Emater, o lançamento oficial da Associação de Vitivinicultores do Extremo Sul – Vitisul. Legalmente, a associação já existia, mas com o intuito de divulgar a Vitisul durante a Feovelha, foi pensado este lançamento simbólico. 

Para o presidente da Vitisul, Rossano Lazzaroto, o objetivo a médio e longo prazo é a obtenção da Indicação Geográfica, um selo que garante a origem da uva utilizada para a confecção dos vinhos. "Este selo atesta que o vinho foi produzido no local. Esta ferramenta irá proporcionar melhoras na expostação e agrega valor ao produto", disse Lazzaroto. 

Ele comentou também que há outro selo, a Denominação de Origem, com regras diferentes da Indicação Geográfica e que também é usado para qualificar um vinho pela sua origem. "Os solos do Extremo Sul são considerados franco arenosos, rasos e propícios para o cultivo da uva. Com a Indicação Geográfica, haverá a certificação de que os vinhos foram produzidos dentro dessas condições", completou Rossano. 

Diretoria da Vitisul
Presidente: Rossano Lazzaroto 
Vice-presidente: Volmar José Salvador 
1º Secretário: Carlos Eduardo Seronni Garcia 
2º Secretário: Paulo Roberto Tonet 
1º Tesoureiro: Luis Fernando Marques Mota 
2º Tesoureiro: Anir Borsato 

Fazem parte da Vitisul as empresas
Terrasul 
Vinhedo Pedras Altas 
Hermann Vinhos e Vinhas 
Vinhedos Don Basílio 

Como Produtores, fazem parte da Vitisul
Anir Borsato 
Carlos Eduardo Seroni 
Pedro Mota 
Luiz Eduardo Batalha 
Rossano Lazzaroto

Nenhum comentário: