22 de fev. de 2011

Trabalhadores rurais preocupam-se com as dívidas geradas pela estiagem

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pinheiro Machado, juntamente com a EMATER, realizou na última sexta-feira uma reunião com os beneficiários do Banco da Terra e Credito Fundiário, onde também participou  o gerente do Banco do Brasil local, Waldenir Coelho, com a finalidade de discutir sobre as dificuldades de quitar as parcelas financiadas por estes programas, devido à estiagem que assola o município nos últimos anos.

Desta reunião, foi encaminhada uma carta reivindicatória (clique aqui para visualizá-la) para ser entregue ao supervisor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que visitou Pinheiro Machado nesta segunda-feira, sendo discutidos na carta todos os problemas que afligem os produtores rurais destes municípios beneficiados pelos dois programas, na busca de soluções que amenizem os efeitos a situação de inadimplência dos beneficiários, uma das maiores preocupações.


Supervisor do MDA no município

Foto: Divulgação
Nesta segunda, aconteceu uma reunião com supervisor do MDA, Milton Bernardes Ferreira, Engenheiro Agrônomo Supervisor SRA/ MDA no estado, juntamente com o Comitê Gestor do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – COMDER, formado por um representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, um representante da EMATER e um representante da Secretaria de Agropecuária do município.

Além da entrega da carta citada acima, na reunião, o supervisor do MDA trouxe informações sobre a possibilidade dos beneficiários do Banco da Terra e Credito Fundiário prorrogarem as parcelas dos financiamentos vencíveis em 2011, amparados pela resolução 3.861. 


Aos interessados, maiores informações podem ser obtidas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pinheiro Machado.


Carta será enviada também a Fetag

Segundo o presidente do STR, Mateus Garcia, a carta produzida na reunião da última sexta também será encaminhada a Fetag/RS, para ser posteriormente enviada a outros órgãos que possam deliberar sobre os problemas.

Ainda segundo o presidente, uma nova reunião, desta vez na Associação Regional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Região Sul, a qual também dirige, deverá apresentar um levantamento dos municípios da região, afim de encaminhar documentos que fortaleçam os pedidos encaminhados por Pinheiro Machado.

"Precisamos sensibilizar ainda mais o governo federal em relação a nossa região, que tem sofrido constantemente com estiagens e enxurradas. Prova disso são os diversos decretos de emergência reconhecidos pelo governo ultimamente", destacou.

Nenhum comentário: