24 de mar. de 2011

Mobilização pró-tabaco em Canguçu

Foto: Divulgação
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pinheiro Machado, Mateus Garcia, representou o STR e a Regional Sul da FETAG-RS, em evento realizado no município de Canguçu, que contou com a presença de agricultores da região para reivindicar o cancelamento da consulta pública 112 a 117 da ANVISA, com relação ao tabaco. 

A grande preocupação dos produtores é devido a matriz produtiva ser a região de Canguçu. Segundo Mateus, em torno de 180 mil familias atuam na cultura do fumo hoje no Brasil, "e é preciso uma solução que garanta a renda dessa gente", disse. 

O evento tratou também da preocupação com o Código Florestal Federal, que necessita de adequações para que a pequena propriedade não seja inviabilizada. Na oportunidade, foi aprovada por unanimidade dos presentes a Carta Aberta de Canguçu, em apoio ao relatório do Deputado Federal Aldo Rebelo, que flexibiliza a legislação ambiental e garante a sustentabilidade da pequena propriedade. 

A mobilização foi organizada pela Prefeitura Municipal de Canguçu, com apoio dos STR’S e AFUBRA e contou com a presença de autoridades regionais, deputados federais e estaduais, além do assessor do vice-governador Beto Grill.

Nenhum comentário: