A Secretaria Municipal da Saúde, através da equipe de Vigilância Sanitária, está realizando o projeto de estudo e análise de controle populacional canino.
A intenção da secretaria é a de diminuir a população de cães errantes dentro do perímetro urbano, que segundo relatos científicos, chegaria a cerca de 15% da população humana do município.
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, na maioria das vezes, estes animais trazem um prejuízo ao município, citando como exemplo acidentes, proliferação de ectoparasitas, como carrapatos e pulgas, além de sujidades oriundas diretamente dos animais, como fezes e urinas. Além disso, esses animais se tornam fonte de enfermidades para os outros cães que possuem dono.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado (CRMV) precisa analisar e liberar a versão prévia do projeto de esterilização, que foi enviada para análise, e tão logo a instituição dê a resposta, deverá ser dado prosseguimento a confecção e posterior execução do projeto, mediante a legalização.
“Existem inúmeras exigências estruturais que devem ser implementadas pelo município anteriormente a execução do projeto”, ressaltam os membros da Vigilância Sanitária.
12 comentários:
Finalmente, uma boa notícia nessa área. Torço para que não fique no papel...
Parabéns pela iniciativa!!! Este é um dos fatores de desenvolvimento da cidade. Não só pelos pobres animais que não têm culpa de serem abandonados,mas como dito, pela educação(ambiental), segurança e saúde. O homem criou isso (domesticou o cão e o tornou dependente) e ele deve resolver... Obrigada!
Realmente, até que enfim uma boa notícia. Não da mais, uma iniciativa tem de ser tomada. Vou deixar aqui um alerta, claro que na maioria das ruas da cidade há muitos animais, mas na rua arnaldo sarubb, ta demais, animais soltos, com fome, saem nas pessoas que cruzam, muitas vezes atacam e assustam as pessoas que ali cruzam. São muitos cães, que por sua vez tem "donos", mas ficam vagando pela rua... Por favor, ja foi pedido pra alguém orientar os donos , mas pelo visto nada foi feito. Deixo aqui um apelo, até mesmo pela segurança desses animais!!! Obrigada.
e tao triste ver um ser vivo sofrendo sem ter culpa de nada era para ser punido a pessoa que abandona um animal e maltrata isso era para ser lei federal e todos os municipios ter um veterinario e um abrigo e cuidadores tudo por conta dos municipios ass laura escobar pinheiro machado
Finalmente alguma atitude referente a esse problema!! Depois ainda dizem por aí que a Vigilância Sanitária não existe.
Parabéns aos envolvidos pela iniciativa, desejo assim como outros comentaristas que isso seja uma prática, na minha opinião a esterilização é ainda a melhor ação, e em segundo lugar a conscientização e "punição" dos seres racionais irresponsáveis, ditos donos de "raça";
As campanhas de adoção de cães esterilizados também dá certo em muitos lugares, tudo é uma questão de planejamento e vontade, continuo à disposição, mesmo não morando mais em PM para ajudar no que for preciso, voluntariado é importante também nesse trabalho. Parabéns!
A VIGILANCIA sanitaria também teria que fazer algo em relação ao lixo, que pouca vergonha não existir uma reciclagem, as pessoas nem se quer sabe o que é e o que significa reciclar o lixo, na cidade ñ existe uma educação ambiental, vivemos num Pais tão desenvolvido que no momento só o que vemos falar é no cuidado da Natureza e o que vemos aqui????? se existisse uma cooperativa de reciclagem haveria também trabalhos, fontes de renda ñ só para as pessoas pobres mas tbm para o municipio, onde se viu uma Cidade que só tem uma praça central de entreterimento para a população que ñ da pra aguentar o mau cheiro de xixi porque ñ existe um banheiro público, mas ñ me admira todas as vezes que precisei de ajuda do prefeito só me desepsionei chego a conclusão que aqui pobre só existe na hora de bater na porta pedindo votos, com certeza esta hora chegará novamente então vou lembra-la das ruas sem calçadas e as demais que ja coloquei.
Parabéns a iniciativa da Secretaria da Saúde, através da Vigilância Sanitária, com o projeto de esterilização canina, que virá em benefício da população pinheirense em todos os sentidos.
Em relação ao leitor anônimo que aproveitou a ocasião para fazer outras "queixas", lamentavelmente não há recursos para se fazer tudo que a população necessita e, antes de tudo, é preciso criar uma consciência coletiva de preservação, como manter a cidade limpa, respeitar os horários e locais de coleta do lixo, por exemplo, cuidar com o que é público(de todas as pessoas), valorizar os espaços que temos,para depois se criar políticas sobre o destino do lixo, banheiros públicos, entre outros. Enfim, educar-se para exercer de fato o papel de cidadão(para deixar de reclamar tanto e agir mais).
Vamos por partes anônimo das 01:01 muiiitas cidades grandes e médias não tem nenhum sistema de reciclagem, ainda não é uma coisa fácil e aplicada com frequência, sempre tem que ter alguém para criticar...
Vc faz sua parte? que ótimo então!!
OBS: amigão, o lixo não é responsabilidade da vigilância, amigão... também concordo com a reciclagem, seria o melhor caminho com certeza. E quem sabe algum dia podermos no município contar com algum nível de produção energética a partir dos resíduos domésticos, hein?!
As coisas não acontecem no nosso municipio não é só por culpa dos governantes não. E olha que não sou a favor deles.
Nosso povo é mal educado, não tem consciência, acha tudo muito fácil porque só culpam os outros, é raro os que fazem a parte deles.
Antes de culpar SEMPRE os outros comecem por vocês as iniciativas, as ações corretas e ai sim, podem cobrar dos outros.
ESTOU AQUI NOVAMENTE PARA RESPONDER TAIS RESPOSTAS DADAS PELOS ANÔNIMOS, PORQUE Ñ FAZER UMA PARCERIA COM A PREFEITURA DE BAGÉ E ENVIAR O LIXO PARA O ATERRO SANITÁRIO ONDE EXISTEM PESSOAS QUE DEPENDEM DO LIXO E LÁ EXISTE RECICLAGEM EM CANDIOTA ELES FAZEM ISSO, REALMENTE ANTES DE TUDO PRECISA CRIAR UMA CONSCIENCIA COLETIVA E SABEM COMO FAZER? ATRAVÉS DE NOTÍCIAS, CARTAZES, ALTO FALANTES, ETC...E PARA VALORIZAR OS ESPAÇOS QUE TEMOS,PRECISAMOS QUE COMECEM PELA POLÍTICA É REALMENTE FALAR MENOS E AGIR MAIS, MOSTRAR SERVIÇO É QUEM SABE ALGUM DIA TEREMOS A AJUDA QUE PRECISAMOS, MAS ACREDITO QUE SERÁ SÓ DEPOIS QUE A POPULAÇÃO SE UNIR, ENQUANTO ISSO Ñ ACONTECE CONTINUAMOS SENTINDO E PIOR VENDO PESSOAS FAZENDO XIXI NA PRAÇA HEIM !!!!!!!!!
Postar um comentário