Foto: Divulgação |
Dentro das comemorações dos 133 anos de Pinheiro Machado, a Abracces Capoeira realizou na tarde de sábado (30), no Teatro Ludovico Pórzio, a 1ª edição do Batismo e Troca de Graduação de Capoeira. Cerca de 150 pessoas, entre crianças, jovens e adultos participaram do evento, que teve a presença do prefeito municipal Luiz Fernando Leivas, da secretária de Educação, Cultura e Desporto Bernadete Paz e do presidente da Câmara de Vereadores Jackson Cabral.
A cerimônia oficial de abertura contou com o acompanhamento do hino nacional com berimbaus, além de homenagens as autoridades pelo apoio dado ao trabalho, que esta sendo realizado junto ao município. Segundo o instrutor do grupo Agamenon Vieira, o mestre Aga, a Abracces Capoeira hoje atua em duas cidades na Espanha, além de Pinheiro Machado, Pedras Altas e Pelotas, onde possui mais de 400 alunos, das mais variadas idades.
Os mais de 35 capoeiristas que participaram da troca de graduação e do batismo fizeram a tradicional roda de capoeira, algumas apresentações e brincadeiras apresentando a modalidade para o público. “O trabalho com capoeira já está se tornando uma tradição no nosso município e vem crescendo a cada dia. A modalidade vem conseguindo resultados importantes nos grupos em que é inserido”, explicou Aga.
Segundo o mestre, quando uma pessoa passa a praticar capoeira, ela necessita ser batizada, que é uma apresentação do novo capoeirista aos demais. Neste momento, a pessoa recebe o seu primeiro cordão. “Já a graduação é a troca de cordão, como se fosse uma mudança de nível”, explicou. Os alunos fazem parte do programa Segundo Tempo ou de aulas particulares ministrada pelo mestre Aga.
2 comentários:
Parabéns ao meu eterno amigo e Mestre AGA - Bafo, saudade das rodas de antigamente... Um Abraço e um desejo de muito sucesso para vc, na busca de teus sonhos e no trabalho por jovens e crianças melhores inseridos na sociedade.
Abraços!!
Parabens pelo lindo trabalho e pelo empenho mestre Aga, pois é função nossa como educadores fazer alguma coisa por essa juventude, que oras necessita de apoio emocional, de um abraço e atenção e acima de tudo uma oportunidade de ir além! Poia tenho a convicção que a geração do século XXI mudará o rumo do País em todos os aspectos.
Postar um comentário