9 de mai. de 2011

Executiva local do PDT publica Nota de Esclarecimento

Na edição da última sexta-feira (06) do jornal Folha da Cidade, a executiva municipal do Partido Democrático Trabalhista divulgou uma nota de esclarecimento, explicando os fatos, na ótica do partido, que fizeram com que o mesmo deixasse a atual administração municipal, o que se oficializa, desta forma.

A nota segue na íntegra, abaixo. Como tem sido utilizado em algumas postagens do blog, esta não permitirá comentários, como forma de preservação deste espaço.

Nota de Esclarecimento da Executiva do PDT

"A Executiva Municipal do PDT - Partido Democrático Trabalhista do município de Pinheiro Machado/RS, vem através desta nota, informar a população pinheirense que lamentavelmente ao transcorrer do mês de abril passado, o PDT de Pinheiro Machado, sendo uma instituição política que representa hoje parcela importante de nossa população, por estar representada através do vice-prefeito e de dois vereadores no Poder Legislativo, foi em várias oportunidades tratado de forma antiética, desrespeitosa e indigna por parte do Sr. Prefeito Municipal e sua executiva petista.

Cumpre informar antes de mais nada que o PDT, quando da última eleição municipal, abriu mão de candidatura própria, em favor do Partido dos Trabalhadores, a quem deu respaldo público e empenhou seu nome enquanto instituição política.

O primeiro fato ocorreu no momento em que foi concedido férias ao então Secretário da Saúde e Ação Social, Sr. Paulo Fernando Martins da Silva, quando o Chefe do Poder Executivo nomeou através da Portaria 263/2011, com data de 08 de abril de 2011, uma comissão para avaliar as ações da Secretaria da Saúde, composta por três pessoas diretamente ligadas ao Partido dos Trabalhadores.

Sendo esta uma pasta que em acordo pré-eleitoral pertencia ao PDT, este fato deu-nos a ideia de uma intervenção num espaço ocupado pelo nosso partido. Ao que se sabe nenhum tipo de irregularidade foi constatada, mas causou enorme constrangimento junto a entidade PDT, a sociedade, bem como as pessoas que trabalham na mesma. Deveriam ao menos, se quisessem dar um ar de transparência, ter nomeado uma comissão pluripartidária, que de forma isenta, faria tal intervenção.

O segundo fato que mostrou a truculência e o desrespeito ao aliado político PDT foi a nomeação de um secretário filiado a outro partido político, que quando da eleição municipal, estava em palanque adversário, para ocupar a Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, também em acordo pré-eleitoral pertencente ao PDT, sem nem sequer comunicar a instituição política PDT ou ao seu vice-prefeito, que ocupava interinamente esta pasta, demonstrando desta forma uma afronta a nossa instituição, fato que ocorreu em vários outros momentos desta administração.

O terceiro fato foi que, no momento que foram reunidas as Executivas Municipais de ambos os partidos para tratarem destas questões, o Partido dos Trabalhadores foi taxativo em não recuar nas atitudes que havia deliberado através do Chefe do Poder Executivo Municipal, Sr. Prefeito Municipal, obrigando então o PDT, diante desta situação, a afasta-se da administração municipal, retirando todos os quadros ocupantes de Cargos em Comissão que compunham esta gestão. Diga-se que este ato foi aceito pelo PT sem nenhum tipo de recusa, ao contrário, foram favoráveis a esta atitude.

Fica desta forma bem claro o desrespeito institucional, a falta de ética política e a vontade do Sr. Prefeito em ver o PDT daqui para frente como seu adversário político.

Em situação nunca imaginada por parte do PDT, uma vez que trabalhamos com lealdade e afinco, aplicando uma política de igualdade e respeito ao cidadão de Pinheiro Machado que nos depositou a confiança, recebendo a todos que nos procuravam na solução de seus problemas.

Deixamos o governo, mas não deixamos o município, pois seguiremos nossa luta em prol do desenvolvimento sócio-econômico e a elevação da auto-estima da nossa população."

Atenciosamente,

Executiva Municipal do PDT