13 de mai. de 2011

Filho de Nico Duarte visitará Biblioteca Municipal nesta sexta

Por Nikão Duarte

O jornalista, publicitário e consultor em Comunicação e Marketing Bolívar Madruga Duarte estará em Pinheiro Machado nesta sexta-feira, dia 13, para reuniões familiares e visitas à Biblioteca Municipal Nico Duarte – de cujo acervo é o maior doador individual – e ao presidente da Câmara Municipal, Vereador Jackson Cabral. 

Natural de Pinheiro Machado (1937) e atualmente residindo em Curitiba, Madruga Duarte presta assessoria gerencial a empresas jornalísticas, a partir da experiência adquirida como realizador de feiras e eventos em São Paulo, entre os anos 1960 e 1970; diretor de comercialização e marketing de Zero Hora nas décadas de 1970, 1980 e 1990, em Porto Alegre; diretor da Rede Brasil Sul (RBS) para o Mercado Comum do Sul (Mercosul), em Buenos Aires (década de 1990); além de consultorias para as entidades de representação das empresas jornalísticas, incluindo a Associação Mundial de Jornais. 

Anteriormente, havia sido secretário de Turismo do Estado de São Paulo. Seu pai, Antônio Elesbão Duarte, o Nico Duarte, foi guarda-livros da Intendência de Pinheiro Machado nas décadas iniciais do Século XX e integrante da Orquestra Municipal, então existente e que tinha entre suas incumbências interpretar as obras musicais para acompanhar os filmes – à época, sem áudio - em exibição no antigo Cine Lux. 

Leitor autodidata, Nico Duarte foi um incentivador local da cultura, além de estimular cada um de seus seis filhos a valorizar o conhecimento. O nome de Nico Duarte para a Biblioteca de Pinheiro Machado foi aprovado pela Câmara Municipal no início dos anos 2000. Só recentemente, porém, foi colocada uma placa com essa designação à frente do prédio para onde se transferiu a Biblioteca, o que aconteceu por interveniência do vereador Cabral junto ao Executivo Municipal. 

Madruga Duarte mantém importantes laços afetivos e familiares com o município do qual o seu avô materno, João Pereira Madruga, foi o primeiro intendente, logo após a proclamação da República, ainda no Século XIX e sob a denominação de Cacimbinhas, portanto. Seu avô paterno, Canuto Elesbão Duarte, foi médico homeopata, por saberes reconhecidos, na mesma época, prestando atendimento comunitário a partir de sua propriedade no Curral de Pedras.

Um comentário:

Unknown disse...

Sempre é bom saber sobre nossa família..Adorei! Abraços