14 de jun. de 2011

Depois de alguns anos, Pinheiro Machado ganhará nova rádio

Foto: Divulgação
Passaram-se alguns anos desde o fechamento da última emissora de rádio comunitária para que novamente, nos próximos dias, o município de Pinheiro Machado volte a ganhar uma nova opção do gênero.

Com a torre de transmissão devidamente instalada e com a maioria dos equipamentos já adquiridos, a Nossa Terra FM depende apenas da publicação oficial de sua autorização pelo Ministério das Comunicações, utilizando-se da frequência destinada as emissoras do gênero, a 104,9. Desde o início do processo, se passaram quatro anos desde a criação da Associação Comunitária Beneficente de Pinheiro Machado, que será responsável pela administração da rádio e é presidida por Magno Almeida.

Na tarde desta segunda-feira (13), tive uma conversa com o diretor da rádio, Paulo Roberto Moreira, o popular Bebeto, que gentilmente explicou alguns detalhes do funcionamento da emissora. Na rápida conversa, ficou evidente uma das principais metas e também um dos maiores desafios: procurar não envolver questões políticas no funcionamento da emissora. "A rádio é para a comunidade, para o povo. E a ideia é manter o veículo totalmente independente", frisou.

Na última sexta (10), um dos últimos grandes passos foi dado: a instalação da torre de transmissão, que tem 26 metros de altura, próximo do limite, que segundo o diretor, é de 30 metros. "Não sabemos ainda qual será o alcance real do sinal. Mas a expectativa é que ele alcance pelo menos todo o interior do município e também Pedras Altas", destacou.

Bebeto falou também sobre alguns detalhes da programação inicial da rádio. "Temos algumas ideias iniciais. Uma delas é que nove ou dez locutores trabalhem. Outra é que a programação vá das 5h da manhã até às 2h da manhã do dia seguinte", disse Bebeto, que fez questão de destacar uma outra meta: buscar transmitir as sessões da Câmara de Vereadores ao vivo.

O diretor destacou ainda o extenso trabalho até chegar próximo ao dia do começo da transmissão da rádio, mostrando uma pilha de documentos solicitados e enviados ao Ministério das Comunicações. "Foram quatro anos de bastante luta, que foi iniciada pelo saudoso amigo Armandino Mendes. Tivemos inclusive duas associações como concorrentes, mas acabamos vencendo", falou.

O local do estúdio da rádio, com aconchegante espaço e praticamente pronto para o uso, fica na Rua Tiradentes, em anexo a loja Pespont. Como citado anteriormente, a rádio ainda não tem data específica para começar de fato as atividades, o que depende da autorização, que pode sair a qualquer momento.


Finalmente, uma rádio

Já fazem pelo menos 10 anos que Pinheiro Machado luta pela instalação de uma rádio. No início dos anos 2000, uma licitação para instalação de uma rádio comercial acabou sendo vencida por uma empresa de Rio Grande, mas o projeto sequer teve início, e pelo que se sabe, a licença para instalação já teria vencido.

Em seguida, foi a vez das rádios comunitárias tentarem se firmar, mas Popular, Integração e Cidade, entre outras, jamais conseguiram documentação integral para manterem-se no ar. As visitas constantes de funcionários da Anatel, acompanhados de documentação judicial para o encerramento das atividades, fez com que as rádios fossem fechadas definitivamente.

Agora, pelo que tudo indica, finalmente o município terá uma emissora, mesmo que em caráter comunitário, totalmente legalizada.

37 comentários:

Anônimo disse...

Que tal uma enquete? Do tipo, quem dos antigos comunicadores você gostaria de ver na Nossa Terra FM?

Anônimo disse...

blz. excelente noticia. pra melhorar, pode ser q com a radio funcionando as bicicletas e carros de som parem um pouco de fazer barulho. abração

Anônimo disse...

Ótima noticia! Também concordo com o negócio da enquete. Certas vozes fazem falta ai.

Anônimo disse...

Gosto muito da ideia de uma rádio comunitária em PM mas leia a segunte lei:

O Serviço de Radiodifusão Comunitária foi criado pela Lei 9.612, de 1998, regulamentada pelo Decreto 2.615 do mesmo ano. Trata-se de radiodifusão sonora, em freqüência modulada (FM), de baixa potência (25 Watts) e cobertura restrita a um raio de 1km a partir da antena transmissora. Podem explorar esse serviço somente associações e fundações comunitárias sem fins lucrativos, com sede na localidada da prestação do serviço. As estações de rádio comunitárias devem ter uma programação pluralista, sem qualquer tipo de censura, e devem ser abertas à expressão de todos os habitantes da região atendida.

Veja o que disse um dos diretores da rádio:

"Não sabemos ainda qual será o alcance real do sinal. Mas a expectativa é que ele alcance pelo menos todo o interior do município e também Pedras Altas"

Muito cuidado senhores diretores para não começar a fazer besteiras, antes mesmo de inaugurar a rádio!

Anônimo disse...

graças a deus vai funcionar a radio em pinheiro ja era tempo

Anônimo disse...

mas a antena esta torta ja viram!cita um locutor bom daqui,acho que nao existe,precisam se formar aina,vai demorar.......amador,chega......

Anônimo disse...

Só espero que os locutores tenham o mínimo de capacidade, por q era brabo o nível dos outros

Anônimo disse...

Gostaria de ser informado se existe realmente está tal Associação Comunitária Beneficiente de Pinheiro Machado. Qual é o objetivo desta? Onde fica sua sede? Nunca ouvi falar desta Associação.
Será que não passa de uma associação fantasma?

Anônimo disse...

Independente , se a radio estiver nas especificações do MC, que por sinal eles estão montando a torre até abaixo do permitido, sendo de topografia plana a cidade de PM a radio pode cobrir até um raio de 50 km abrangendo 8 a 12 cidades, que não tem problema algum.Equipamento no padrão e cidade plana tem muitas em todo brasil legais e fiscalizadas pela Anatel em pleno funcionamento atendendo diversos municipios de uma vez.

Anônimo disse...

Parabéns a esse diretor sr.Paulo, veja o que diz a Norma 2/98 que regulamenta essa lei de radcom, "10.8 A entidade autorizada a executar o RadCom não poderá estabelecer ou manter vínculos que a subordinem ou a sujeitem à gerência, à administração, ao domínio, ao comando ou à orientação de qualquer outra entidade, mediante compromissos ou relações financeiras, religiosas, familiares, POLITICO PARTIDÁRIA ou comerciais.
Parabéns de Novo, sem gracinhas de politicos ou espertinhos na radio, apoiando sim, como diz o amigo que vai até transmitir as sessões camarárias, mas sem vinculo administrativo!!!!!

Anônimo disse...

Senhores diretores, por favor escolham bem os comunicadores para não baixar o nivel como aconteceu nas radios anteriores. Realmente uma radio faz falta na cidade, mas por favor não coloquem qualquer um para falar bobagem la.

Anônimo disse...

aCHO QUE O UNICO CAPACITADO ERA O ANONIMO DO DIA 14 AS 22:12. DEVE SE REVELAR PARA PODE TRABALHA NA RADIO E MOSRAR QUE É O CARA.

Anônimo disse...

Nada contra ninguém pois acho importantíssimo termos uma rádio em nosso município, mas eu adorava o programa do Chagas. Espero que ele volte. O cara tem um vozeirão, além de ser uma pessoa fantástica.

Anônimo disse...

Parabéns diretores da radio,o município esta torcendo por vocês, em relação aos comunicadores acho que devem estar os nomes do Amauri ,chagas Jeferson,

Anônimo disse...

Pó!! a rádio nem funcionando está,
e já estão emitido críticas quanto a escolha dos comunicadores, A RÁDIO É COMUNITÁRIA!!!!

Anônimo disse...

Ao anônimo de 15 de junho, às 14:32: meu querido amiguinho: todos temos o direito de traçarmos nossas opiniões, sabia? Porque vivemos em uma democracia e pagamos impostos. Se são críticas ou elogios, aí as pessoas é que resolvem. Viva a liberdade de expressão!!!!!

Anônimo disse...

Olá pessoal, parabéns pela iniciativa da Rádio a minha sugestão de comunicador é o Mário Lima num programa gaúcho.
Beijos e boa sorte...

Anônimo disse...

Jeferson Camargo é um nome de peso. Baita comunicador...

Anônimo disse...

sempre os mesmo amadores,gente profissional e outra coisa!

Anônimo disse...

Sim Jeferson Camargo, Amauri e Chagas

Anônimo disse...

Chagas, Jeferson... Mário Lima não, já basta ter que escutar a voz dele nos carros de anúncios hhehehee

Anônimo disse...

ou Amauri,chgas e Jeversom,rsrsrsrsrs brincaderinha,

Anônimo disse...

Mias um profissional insatisfeito: anonimo das 22:06, te revela e assume

José Leonardo disse...

Eu creio que tudo que for bom para o nosso munícipio deve ser bem vindo, mas parece que algumas pessoas não pensam assim, critícam até aquilo que ainda vai acontecer.
vivemos em uma cidade longe de todos os meios de comunicação, portanto a chegada de uma rádio só vai trazer beneficio para a nossa gente, como; campanhas beneficiêntes, nossa cultura desenvolvida, notícia de nossa cidade e muito mais para o nosso município.
Com respeito aos comunicadores mencionados, devemos ter respeito, pois são pessoas capazes e se forem convidados terão o apoio da maioria dos ouvintes.
Parabens a direção da futura rádio pelo esforço dedicado.

Anônimo disse...

pinheiro nao cresce mesmo,tinha que ser comunitaria,e o povo fica feliz ainda!

Anônimo disse...

Quero Parabenizar o Bebeto pela iniciativa da radio, e dar a minha sugestão para comunicador:
Ja pensaram no João Luiz Barão? Abraço a todos da direção...

Anônimo disse...

cade a radio,funciona quando,so em pinheiro machado mesmo!So no futuro quando 2050!

Anônimo disse...

Alguem pode me informar quando a radio vai entrar no ar? Se é q vai... Pela demora, ja estou achando q só em 2050 mesmo como falou o anonimo assima

Anônimo disse...

e o nome do comunicador Alex Oliveira eu não vi nenhum comentário sobre ele,querem trazer o João Luis Barão mas temos que dar oportunidades para os que são daqui e na minha opinião aqui em Pinheiro da para escolher uns quantos...

Anônimo disse...

como o pessoal tem memória curta ja esqueceram que o João Luiz Barão sempre foi contra as rádios comunitárias?e ainda querem trazer ele pra cá...pense bem!!

Anônimo disse...

uns quantos,mas quais,so amador,voz ruim mesmo.....

Anônimo disse...

o anônimo do dia 27 de junho de 2011 as 00:11 deve ser profissional por que não se revela e faz uma locução de primeira e mostra o seu vozeirão.já que ninguém é bom na opinião dele.......

Anônimo disse...

meu caro,do dia 29,nao sou locutor,por isso nao vou me apresentar como os de pinheiro machado!voce ja escutou,os da radio alegria,por exemplo,voce ja escutou,deveriam ter inveja!Olha a qualidade,irmao....

Anônimo disse...

radio so funciona em pinheiro machado se for comercial,pode acreditar!Nem tente,povo pinherense é invejoso,comunitaria,so para bairros de cidade grande,num municipio,nao da....

Anônimo disse...

Bom dia anônimos,
à título de esclarecimento, toda e qualquer tipo de rádio, pode se estabelecer em qualquer cidade, município, vilarejo, estando dentro das normas e leis estipuladas pelo MC, Pinheiro Machado em breve vai ter sua rádio Comunitária, espera-se que essa rádio possa ajudar as pessoas, se é que elas querem ser ajudadas.

Anônimo disse...

coisa gosada esta radio de pinheiro machado deve estar ainda no japao fais anos que prometem ate agora nada!

Anônimo disse...

E a radio????? Nao era pra ser inaugurada em 2011!!?? Se nao me engano, estamos no fim d 2013... Sera q foi alarme falso??? Quando pensamos q Pinheiro vai progredir... Ele regride novamente!!!