13 de jun. de 2011

Município deve ganhar construção de sua 3ª creche

A edição online deste domingo do jornal Diário Popular noticiou que o governo federal vai liberar recursos a 358 municípios para a construção de 360 unidades de Educação Infantil e a 180 para a instalação de 220 quadras poliesportivas. Será o quarto repasse deste ano, como previsto na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). 

Nesta etapa, foram contempladas cidades com até 50 mil habitantes. Da Zona Sul do RS, os beneficiados com as creches são Arroio do Padre, Pinheiro Machado e Piratini. Para receber os recursos, os gestores de cada município precisam formalizar contrato com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Neste primeiro semestre, 827 municípios foram selecionados para erguer 1.216 unidades de Educação Infantil; outros 415, para receber 674 quadras. Os recursos podem contemplar também projetos dos municípios, desde que atendam os padrões de qualidade exigidos pelo FNDE.

Em Pinheiro Machado, além do Centro Comunitário Jalcira Gomes de Moura, uma nova creche, no bairro Promorar, já está sendo construída e deve atender 240 crianças de 0 a 5 anos.

O novo possível projeto vai de encontro com uma declaração da atual administração, no mês de abril passado, que anunciou a possível construção de uma nova instituição do gênero nas proximidades da Estação Rodoviária.

12 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Prefeito, pelo seu interesse em fazer mais obras em nosso município , só espero que o senhor tenha cuidado, pra esta obra não virar um elefante branco

Anônimo disse...

Senhor Prefeito, será que tem verdadeira necessidade de trazer mais uma nova creche?
Será que vai ter alunos tanta creche?
E servidores pra tanta estrutura ,são coisas que o senhor tem que avaliar bem, boa sorte.

Anônimo disse...

Achei ótima a ideia. Só não entendi a história do centro comunitário Jalcira Gomes de Moura. Pelo que sei, a atual estrutura deveria estar passando por reformas. No entanto, é só ligar pra "creche" e verificar que está inativa desde o final do ano. O que foi feito das crianças que eram atendidas lá? Estão na rua, sem o alimento que era oferecido no Centro comunitário? E as mães que contavam com o serviço para trabalhar? E as atividades oferecidas? E os profissionais que trabalhavam lá, fazem o que atualmente? Espero que isso não aconteça com as novas unidades que serão construídas. O Centro comunitário está fazendo falta de portas fechadas.

Anônimo disse...

Importante esclarecer que o Centro Comunitário é uma estrutura e a Escola de Educação Infantil Pinheirinho é outra.
A E.Pinheirinho está em funcionamento atendendo crianças de 04 meses a 5 anos.Já o Centro Comunitário, atendia alunos já matriculados nas escolas do município em turno inverso. Este ano não está oferecendo está atividade, porque o prédio necessita reformas,nas dependências que atendia estas crianças. Este atendimento NÃO é obrigado por lei, já que os alunos de 6 anos em diante estão atendidos nas escolas.
Há algumas atividades em turno inverso, como o Segundo Tempo, que oferece merenda aos participantes.

Anônimo disse...

Acho que uma nova escola de educação infantil é desnecessário, porque a que está sendo construída atenderá 240 crianças, além da Pinheirinho.
Será que há tanta criança de 04 meses a 5 anos em nossa cidade????
Antes da construção tem que ver se tem demanda!!!!
Uma nova escola implica em muitos professores e funcionários, como fica a folha de pagto????Até qdo vai aguentar????

Anônimo disse...

A creche esteve em férias janeiro e fevereiro, quando retornariam as aulas, resolveram reformar, A creche faz muita falta na nossa cidade, como as reformas demoram, tenho pena das mães que dependem deste lugar pra deixar seus filhos para poderem trabalhar.
Vamos ver qto tempo vai demorar para as mães terem um lugar pra poder deixar seus filhos

Anônimo disse...

Não da pra entender, querem construir mais uma creche, só aqui esta feita e deveria atender dezenas de crianças não funciona, esta de reforma, mais que reforma demorada?
Sera que esta reforma não e a mesma da CPI?

Anônimo disse...

Meus Deus como é dificíl agradar as pessoas se não faz creche reclamam se faz reclamam também. Em vez de ficar só reclamando vamos fazer alguma coisa para ajudar, como por exemplo ser voluntário na APAE na ONG ,etc.Colaborem e parem de criticar o que pode vir a dar certo.

Anônimo disse...

Só precisam ter mais cuidado na hora de construir, pq a que esta sendo construida, corre risco de desmoronar, foi feita em cima de um barranco sem nenhuma especie de alicerce ou sei lá, nao sou arquiteto nem engenheiro, mas o barranco é super alto e já está cheio de valas, acho que deveriam ter feito um alicerce com blocos em toda a volta daquele barranco de aterro, aquilo tá perigoso..
passem lá e observem..
mas parabens pelas iniciativas

Anônimo disse...

Ao anônimo das 17:04.
Realmente o Centro Comunitário oferecia um serviço que não é obrigatório por lei. No entanto, desde a sua fundação prestava grande ajuda aos pais e ä comunidade em geral. Esta história de reforma está mal contada. E não adianta vir dizer que tem segundo tempo, se não estava atrapalhando porque não manter. Lá as crianças estavam longe das ruas todos os dias. Pelo q sei o 2 tempo só funciona 3 vezes por semana. O prefeito e a sec de educação alimentam e cuidam das crianças nos demais dias? E os vereadores, o que fazem que ainda não tomaram nenhuma providência qto ao fechamento da instituição. Se continuar com esta opinião, anônimo, é bem capaz de o prefeito fechar a Pinheirinho pq outras creches serão criadas, e tu concordar.

Anônimo disse...

Ele só não vai fechar o Decreto de nomeação do anonimo das 17:04

Janderson Garcia Rodrigues disse...

Creio que o investimento em creches é válido, porém é de se perguntar se as mesmas visam auxilio à familias carentes? é uma maneira de auxiliar no aprendizado da molecada antes da escola? ou simplesmente jogada politica? e outra quebrando um pouco o respeito pode servir de auxilio ha algumas familias q ja sao cheias de filhos como tempo util para "axar" irmaozinhos aqles q estao la na creche.