O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pinheiro Machado participou na última quarta (10) da mobilização sobre o endividamento agrícola, realizado pela FETAG–RS em Porto Alegre, com a presença do presidente Mateus Garcia, acompanhado dos diretores José Felipe da Feira e João Duarte, e do associado Nilson Artur Silveira.
Na oportunidade, os pinheirenses somaram-se a caravana da Regional Sul, que lotou um ônibus em Pelotas com diretores e associados de outros STR's. O grupo manteve a ocupação do prédio do INCRA em Porto Alegre, enquanto ocorriam reuniões com ministros em Brasília, onde estava o presidente da FETAG, Élton Weber, reivindicando uma solução para os produtores que estão com dificuldade de honrar os pagamentos das operações de crédito, principalmente em decorrência dos problemas causados pelo clima e pela alta dos preços.
A mobilização foi suspensa com anúncio de uma resolução que será divulgada nos próximos dias, prorrogando dívidas de produtores que possuem no mínimo três operações vincendas ou vencidas em 2011. Segundo o presidente do STR, Mateus Garcia, a medida resolverá parte dos problemas e a negociação deverá continuar para que aqueles produtores que tenham menos de três operações possam também ser contemplados.
Além destes, não foram contemplados na resolução prometida pelo governo os produtores que se utilizaram de recursos do BNDES, mesmo aqueles que teriam no mínimo as três operações. "Caso não haja avanço, as mobilizações poderão ser retomadas", disse Mateus.
Mesmo sendo anunciadas, as medidas precisam ser divulgadas no Diário Oficial da União para ganharem efeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário