Depois de publicar um ranking com os investimentos dos municípios gaúchos em educação, o Tribunal de Contas do Estado publicou essa semana um ranking similar, desta feita, com o percentual aplicado pelos municípios quando o assunto é saúde.
Os números levam em conta desde a compra de ambulâncias e medicamentos, até o investimento em capacitação de profissionais e são relativos aos últimos cinco anos.
No ranking, Pinheiro Machado está na posição nº 230, com 18,26% de investimento do arrecadado entre 2006 e 2010 aplicados na área. A liderança do ranking é do município de Campinas do Sul, com 31,23%, seguido de São Leopoldo (30,51%) e Ijuí (29,52%).
Na região, o melhor da lista é Pedras Altas, na posição 82, com 20,63%. Em seguida, aparece Piratini, na posição 175, com 18,98%, Hulha Negra, em 181º lugar, com 18,87% e Candiota, na 185ª posição, com 18,81%. Já Herval aparece na parte de baixo da tabela (449º), com 16,16%.
Assim como na educação, o destaque negativo da região, percentualmente, é Rio Grande, desta vez, o último da lista dos 496 municípios gaúchos, com 15,10%. O índice mínimo definido pela legislação é de 15%.
9 comentários:
Esta ai o retrato da saúde de Pinheiro Machado!!!!!!!
Não adianta ter boa Educaçâo sé não tem saúde pra população pobre!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Não se esqueça de olhar que os índices são de 2006 à 2010. Preste atenção
Não se muda tudo em 2 anos
Sim, RG aplicou mais 0,10% para não dizer que ficou só no mínimo...
Volto a dizer, e os riograndinos que me perdoem, isso aqui é quase um caos.
Conclusões no caso de Pinheiro só no próximo levantamento a respeito da administração atual, no caso de RG isso é a realidade porque o prefeito atual é o mesmo dos anos levantados e a vontade é cada vez menor... por isso sempre digo, sempre existe alguem pior que nós... ou quase sempre!!
Abraço aos meus amigos!
não sei como Pinheiro ficou nesta posição ainda, as duas melhores ambulâncias do municipio foram doadas, a UTI movél pela CGTEE, e a do SAMU só serve para desfiles de 7 de setembro nem esta em uso, sem contar que tem médicos com uma má vontade de atender os pacientes quando chegam a noite no Pronto Socorro local, se voçê chama uma ambulância porque alguem alguem esta passando mal, ainda por cima somos atendidos por leigos quando chegam, atendimento mesmo só depois que chega no P.S. local, quando os médicos não estão bravos por que acordaram ele no meio da noite. Alguem acha isto bom? Acham que o lugar no ranking ainda assim é merecido? Saúde se faz principalmente com profissionalismo, atendimento adequado, humanismo, se fosse para sermos tratados como cachorros contrataria-se veterinarios, e não aqueles que dizem que fizeram algum dia o juramento de IPOCRETES. Obrigado!!!
Claro, Cybele...a saúde em PM é bem melhor do que em RG, porque aplica mais proporcionalmente ao orçamento.
Mas em valores reais, quem aplica mais?
E outro detalhe: é muito fácil "fazer saúde" em cidades como Pinheiro Machado e outras da região, pois é só pegar os infelizes e mandar para Pelotas e Rio Grande. Sugiro que mudem o nome da secretaria para Secretaria Municipal de Ambuloterapia.
Concordo com o anonimo das 20:17 do dia 9 , pois fiquei sabendo que apenas tres( 3 ) motoristas possuem um tal curso que é ministrado pelos Detrans, que é exclusivo para dirigirem ambulâncias, e por quê o municipio não colocou estes cursos a disposição dos demais? Então na maioria das vezes somos atendidos por leigos mesmos, porque quase sempre que se precisa de uma ambulância eles vem sosinhos.
Ao anônimo das 14:20:
Se não se faz muito em dois anos e 8 meses, quando vai se fazer? Em 4 anos? Em 8 anos? Ou o prefeito vai querer ficar pra sempre na prefeitura? Quando se tem boa vontade, disposição para mudar pra melhor, se faz sim em 1 ou 2 anos. Ainda não vi nenhuma obra concluída nesse tempo de gestão. Também não vi avanços na saúde, educação e saneamento, como era prometido nas campanhas. Mas talvez eu seja cega...
Pelo visto, não publicaste minha mensagem anterior...
Cybele, realmente, a saúde em PM é bem melhor do que em RG, não?
Então, creio que não precisarão mandar pacientes daí para cá, a chamada Ambuloterapia, tão comum nesses municípios.
Muito fácil fazer saúde por aí...qualquer coisa, bota na ambulância e manda para Rio Grande ou Pelotas.
Concordo com vc que fala da "Ambuloterapia" não moro mais aí, não tenho como discutir, o que me refiro é que pelo "bum" de crescimento de RG e pelo grande marketing a respeito do polo naval etc, a questão saúde deveria tomar outro valor, assim como a educação, segurança, enfim...
É lamentável sim ,como um todo, os investimentos em nosso bem maior, SAÚDE, seja aqui ou em PM.
Postar um comentário