11 de out. de 2011

Em decisão histórica, Câmara escolhe pela cassação de Luiz Fernando Leivas

Divulgação
Em uma sessão que teve cerca de 14 horas de duração, por 7 votos a 2, os parlamentares da Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado decidiram pela cassação do mandato do prefeito da cidade Luiz Fernando Leivas (foto), acusado de não atender ao pedido de informações da Câmara sobre gastos efetuados em 2009 e 2010. 

A sessão teve início por volta das 14h de segunda-feira e só terminou por volta das 4h da madrugada desta terça-feira na cidade. A defesa do prefeito solicitou a leitura, na íntegra, do processo, que possui mais de 300 páginas. Por isso, após oito horas, teve de ser aberta uma segunda sessão extraordinária para a realização da votação. 

Durante o ato, houveram diversas manifestações de militantes pró e contra Leivas, mas a Brigada Militar (BM) conteve os ânimos dos mais exaltados e não foram registradas ocorrências. Mesmo assim, a população acompanhou de perto o desfecho da Comissão Processante.

Com, a cassação, José Antônio Duarte (PDT), vice-prefeito, assume o cargo de Prefeito Municipal. A tendência agora é de que Luiz Fernando Leivas recorra da decisão por meio judicial, podendo novamente ser reconduzido ao cargo.

A decisão repercutiu em todo estado, sendo destaque nos jornais e sites de maior amplitude, como canais da RBS e Rede Record.