20 de nov. de 2011

Dia mundial em memória as vitimas de acidente de trânsito

Por Victor Duarte

Após constatar a situação calamitosa do trânsito no mundo, que mata cerca de 1,3 milhões de pessoas por ano e fere e incapacita milhões de outras mais, além de propor medidas que visem a prevenir isso, a Assembleia Geral da ONU, em 2005, convidou os países membros da organização a estabelecer o terceiro domingo de novembro de cada ano como o DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTE DE TRÂNSITO, quando são homenageadas as vítimas fatais de acidentes de trânsito, suas famílias e todos aqueles que, de alguma forma, tiveram suas vidas afetadas por essas ocorrências.

Hoje, 20 de novembro, deveremos lembrar as vítimas do trânsito e de suas famílias, pensar sobre o que cada um de nós pode fazer para reduzir esse verdadeiro flagelo humano que nos assola.
Vamos fazer uma corrente de pensamento em lembrança às vítimas de acidentes de trânsito, recordando as que perderam a vida e aquelas que hoje levam seus dias com limitação, carregando sequelas físicas, neurológicas e psicológicas vamos aproveitar para refletir, também, sobre a urgência de uma mudança de atitudes, em termos de respeito à vida e ao próximo.

Entre as várias causas dos acidentes de trânsito, a mais comum é a imprudência dos motoristas, incluindo o excesso de velocidade e o uso do álcool. Por isso, a solução desse problema tem que passar pela conscientização do condutor, um trabalho que é contínuo e de longo prazo.

É um dia para refletir o que nós “sociedade” estamos fazendo em termos de conscientização, prevenção e educação para o trânsito. Também, alertar a todos que esse tipo de violência é absolutamente previsível e evitável, basta que cada um faça sua parte.

Não sou ligado a nenhuma religião, mas acredito em Deus, por isso deixo aqui a Oração pela Paz no Trânsito.

Senhor, Tu que andastes pelas aldeias, cidades, mares e montanhas, utilizando todos os meios de deslocamento, fazei que o nosso trânsito conduza para paz e a defesa da vida, perdoai-nos pelas vezes que nossas atitudes individualistas transformaram o trânsito em motivo de atentado contra a vida, desrespeito ao direito de ir e vir inibindo a convivência fraterna.
Dai-nos paciência para conter a pressa e a intolerância; Dai-nos um coração misericordioso para perdoar os que transgrediram as normas da circulação e da boa direção; Dai-nos a tua luz para compreendermos que respeitar o direito dos outros é a condição para construirmos um trânsito confiável;
Dai-nos espírito solidário para entender que acima do interesse particular existe a necessidade de respeitar o espaço e o direito das pessoas; Dai inspiração e discernimento aos dirigentes e autoridades de trânsito afim de que tudo façam para a defesa da vida; Enfim, dai-nos sabedoria para evitar as veredas da morte e seguir os caminhos de vida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Victor, mais uma vez parabéns pelos textos que escreves.São educativos, simples e com clareza. Não tinha conhecimento sobre esse dia, acho muito justo e uma forma de alerta. Quanto a oração também não a conhecia.O autor ou autora estava iluminado(a). Parabéns!!!