
O almoço comemorativo que teve início às 13h, contou com o pronunciamento de autoridades e registros por meio de veículos da imprensa do estado. Para falar da importância do maior evento da ovinocultura do estado do RS, teve a palavra o secretário Mainardi, que salientou o bom momento vivido pela carne ovina: - os preços alcançados estão competitivos e atrativos, o produtor está sendo beneficiado com a alta do produto no mercado.
A Feovelha 2012, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de janeiro, terá um volume considerável de animais para ofertar. Além de reprodutores e matrizes, serão comercializados também animais jovens (borregos e borregas). A oportunidade para a aquisição de genética é outro ponto interessante para os produtores que buscam investir em seus plantéis e cada vez mais visar à criação para o abate de animais jovens - cordeiros.
Outro ponto de destaque do pronunciamento do secretário da agricultura, foi o de recordar o programa do governo de estado “Mais ovinos”, que possibilita o financiamento para a obtenção de reprodutores e matrizes, com o prazo de pagamento de até cinco anos com dois anos de carência e taxa de juros de 1% a 6,75% ao ano.
Entre os presentes o sentimento foi unânime, a ovinocultura tem muito o que oferecer e crescer, e, a Feovelha está consolidada como a mais importante feira de ovinos do estado.
Segundo a presidente Jaqueline Maciel, o sucesso se deve as diversas parcerias que foram construídas durante as 28 edições. O apoio do governo do estado, do município e instituições, além das empresas privadas tornam a feira expressiva e diversificada, pois a região possui ovinos de alta genética, vinhos, cavalos Crioulos, artesanato em lã, exposições de veículos antigos, provas de velo terra e muito boa música nativista. "Queremos aproximar os produtores e comerciantes, os trabalhadores e a agroindústria, o Parque Charrua será sem dúvida alguma o endereço para o sucesso coletivo de todas as classes envolvidas. Para esta edição a expectativa é positiva, porém o ovinocultor se mostra cauteloso, pois o momento anterior houve uma oferta grande de fêmeas que foram abatidas em função de preços bastantes atrativos, hoje, o produtor está retendo suas matrizes visando um futuro aumento de produção para efetivamente reconstruir o seu rebanho ovino", enfatiza.
Fonte:www.feovelha.com.br
Foto:Alexandre Teixeira
Na foto: As soberanas, Prefeito Municipal - José Antônio Duarte Rosa, Secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas - Afonso Mottas e Jaqueline Maciel - Presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário