16 de abr. de 2012

Zona Sul terá 35% das prefeituras renovadas em 2013

Há menos de seis meses das eleições o cenário político começa a tomar forma e a população da Zona Sul passa a debater o assunto. Os comentários são os mais variados, desde quem será pré-candidato no pleito de 7 de outubro até a descrença em um político sério, ético e que honre os interesses do povo.

Uma coisa é certa. Em 35% dos 23 municípios da região serão eleitos novos prefeitos. Em pelo menos seis cidades - Arroio Grande, Chuí, Canguçu, Pelotas, São José do Norte e São Lourenço do Sul - os gestores estão há oito anos nos cargos e não podem se reeleger. No Capão do Leão e em Pedras Altas os atuais desistiram da pré-candidatura. O único prefeito que não foi encontrado pela reportagem do Diário Popular para comentar o assunto foi o de Cerrito.

Os nomes serão confirmados nas convenções partidárias que ocorrem de 10 a 30 de junho em todo os municípios - prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até lá os interessados em concorrer são tratados como pré-candidatos.

Mas quais são as características do eleitorado da Zona Sul, quais seus anseios e prioridades? Para a socióloga do Instituto Pesquisas de Opinião (IPO) em Pelotas, Elis Radman, as necessidades variam de uma cidade para outra, mas em geral a saúde pública é apontada como o principal problema na região.

A mestre em Ciência Política pela UFRGS diz que os eleitores são muito pontuais e argumentam que a questão não será resolvida com a construção de novos postos de saúde ou hospitais. É preciso mais médicos e equipamentos para atender a demanda. As reclamações em relação ao extenso período para conseguir marcar consulta com um especialista ou a realização de exames, muitas vezes urgentes, são outro dilema para a população.

Outro tema é considerado prioritário nas pesquisas feitas pelo Instituto: calçamento, pavimentação ou manutenção das estradas de saibro. Segurança pública e educação também aparecem na lista.


Fonte: Diário Popular
Por: Juliana Sanches

Nenhum comentário: