A operação do projeto, em  pinheiro Machado, só depende da homologação do contrato.
APRESENTAÇÃO
A Rede Cegonha é uma  estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS,  fundamentada nos princípios da humanização e assistência, onde mulheres,  recém-nascidos e crianças tem direito a:
* Ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal.
* Transporte tanto para o pré-natal quanto para o parto.
*  Vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao  parto - “Gestante não peregrina!” e “Vaga sempre para gestantes e  bebês!”.
* Realização de parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção.
* Acompanhante no parto, de livre escolha da gestante.
* Atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade.
* Acesso ao planejamento reprodutivo.
É uma Rede de cuidados que assegura às:
1. MULHERES: o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério.
2. CRIANÇAS: direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis .
Tem como objetivos:
1. Novo modelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança
2. Rede de atenção que garanta acesso, acolhimento e resolutividade
3. Redução da mortalidade materna e neonatal
COMPONENTES
1.  GARANTIA DO ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO, AMPLIAÇÃO DO ACESSO  E MELHORIA DA QUALIDADE DO PRÉ-NATAL: suficiência de consultas;  ampliação de exames e retorno em tempo hábil; visitas ao local do parto.
2. GARANTIA DE VINCULAÇÃO DA GESTANTE À UNIDADE DE REFERÊNCIA E AO  TRANSPORTE SEGURO: regulação com vaga sempre; vale transporte e  vale-táxi; casas de gestante e bebê.
3. GARANTIA DAS BOAS PRÁTICAS E  SEGURANÇA NA ATENÇÃO AO PARTO E NASCIMENTO: suficiência de leitos;  direito a acompanhante; boas práticas; ambiência; estímulo ao parto  normal.
4. GARANTIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DAS CRIANÇAS DE 0 A 24 MESES  COM QUALIDADE E RESOLUTIVIDADE: promover aleitamento materno; garantir  acompanhamento da criança na atenção básica; garantir atendimento  especializado para casos de maior risco; busca ativa dos faltosos,  sobretudo de maior risco; garantir acesso às vacinas disponíveis no SUS.
5.  GARANTIA DE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS: Implementar estratégias de  comunicação social e programas educativos relacionados à saúde sexual e  reprodutiva; promoção, prevenção e tratamento das DST/Aids; orientação e  oferta de métodos contraceptivos.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário