21 de jun. de 2012

Eleição para reitor da UFPel encerra nesta quinta-feira

Os estudantes parecem ter perdido um pouco da motivação com as eleições para a nova reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A mobilização reparada no primeiro dia de votação do segundo turno, nesta quarta-feira (20), foi menos intensa que na etapa inicial por parte dos universitários. Já a movimentação de docentes e técnico-administrativos nas urnas foi semelhante à da primeira, de acordo com o presidente da junta eleitoral, Paulo Koschier. O servidor público acredita que a diminuição esteja relacionada ao desestímulo de alguns acadêmicos por seus candidatos iniciais não terem passado à segunda fase.

Concorrem à nova reitoria as chapas 1, composta por Manoel Moraes e Márcia Bueno, e 4, formada por Mauro Del Pino e Carlos Mauch. No primeiro turno das eleições nenhum dos dois candidatos foi escolhido pela maioria dos alunos. Mauro, com 23,67% dos 8.658 votos dos discentes, foi o segundo mais votado e Manoel, com 14,77%, foi o quarto. A chapa 1, porém, teve o maior número de votos entre os técnico-administrativos (35,87%) e os docentes (35,17%).

A contagem
O segundo turno conta com 23 urnas. A apuração funcionará de forma semelhante ao primeiro turno, com mudança apenas no sistema de contagem de votos. Nesta quarta, após o encerramento da votação, às 21h30min, as urnas seriam recolhidas, lacradas e enviadas à Brigada Militar onde iriam passar a noite sob vigia. Nesta quinta a votação segue até as 21h30min, após o encerramento as urnas serão levadas ao anfiteatro do Colégio Municipal Pelotense onde fiscais das chapas e membros da junta eleitoral irão apurar os votos.

Após o resultado, os nomes dos vencedores terão de passar pelo Conselho Universitário, formado por professores, servidores, alunos e representantes da sociedade, que encaminhará a nominata para ser homologada pelo Ministério da Educação (MEC).

Nenhum comentário: