12 de jul. de 2012

Obras na ERS-608 que liga Pinheiro Machado à Pedras Altas continuam paradas

As obras de asfaltamento da ERS-608, acesso a Pedras Altas e aos vizinhos Pinheiro Machado e Herval, estão paradas há pelo menos 15 dias, segundo o prefeito Gabriel de Lellis Júnior (PPL), que obteve no início deste mês, do secretário adjunto de Estado de Infraestrutura e Logística, Claudemir Bragagnolo, a garantia de retomada dos trabalhos o mais breve possível.

Os trabalhos de pavimentação da via, que possui 33 quilômetros de extensão, iniciaram em janeiro de 2010, estão incluídos no Programa de Pavimentação de Acessos Municipais e sob a responsabilidade da superintendência do Daer de Bagé. O prefeito explica que para que as máquinas voltem à estrada, há alguns entraves burocráticos, tais como liberações ambientais, que precisam ser expedidas pela Fepam. Ao longo da via, existem pedreiras e nelas duas vegetações, tunas que são protegidas por lei. A falta da liberação ambiental tranca a instalação do britador junto à pedreira, para a produção da brita para a pavimentação da rodovia, explica o prefeito.

Segundo ele, ao longo deste período houve atraso nos repasses de recursos, natural neste tipo de obra, além do período de chuvas, o que levaram à interrupção dos trabalhos, atitude considerada correta, para que não haja desperdício de dinheiro. Ele cita ainda a descoberta de sítios arqueológicos junto à estrada, o que pode inclusive modificar o trajeto da estrada. “São entraves burocráticos que o governo do Estado prometeu resolver logo”, disse o prefeito, que espera pela volta das máquinas até o início da próxima semana.

Dos mais de 30 quilômetros da via, 12 estão com as obras de terraplenagem concluída e recebem manutenção periódica pela empresa que realiza as obras. Tão logo sejam retomadas as obras, o prefeito acredita que no prazo de 90 dias o trecho já pronto seja britado e mais 120 dias para o término da terraplenagem. Ele destaca ainda que neste período em que as obras iniciaram, apesar da demora para o término, a estrada nunca esteve tão bem conservada. O superintendente do Daer de Bagé não foi encontrado para falar sobre os trabalhos.

Nenhum comentário: