10 de ago. de 2012

Plantio de acácias se destaca na região

Para organizar o mercado e identificar os caminhos que deverão ser seguidos pelos produtores de acácia-negra, começa a ser construída a Associação dos Produtores de Acácia do Rio Grande do Sul. E para alavancar o projeto na região, será realizada uma reunião com os acacicultores no próximo dia 13, às 14h3Omin, na Associação Rural de Pelotas.

O encontro contará com a presença do coordenador da comissão inicial do projeto, Edegar Franco. A expectativa é de que a iniciativa englobará cinco mil produtores e 40 mil pessoas em nível estadual. "O objetivo da Associação é mostrar ao produtor o poder que eles têm, ainda mais quando se discute tanto a produção de energia limpa e sustentável", explica Franco.

O coordenador conta que a ideia surgiu em 2012, a partir da procura de produtores de Bagé que estavam sem saber o destino a ser dado à madeira plantada. "Relataram a situação de acácias com até 12 anos, pronta para corte, mas sem destino", explica. A partir desta realidade, ele procurou o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Fernando Mainardi, que encaminhou a demanda para a Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI). "O Estado não tinha conhecimento de tal situação, não sabia que temos tantos hectares de acácia plantados no RS", diz.

Os contatos feitos com o governo do Estado geraram tratativas com investidores da Alemanha, que manifestaram interesse em comprar cavacos de acácia da Zona Sul para geração de energia. "Já tivemos duas reuniões com os alemães e estamos com o protocolo de intenção de geração de energia. Estamos negociando preços para fechar um contrato de dez anos, com embarque inicial de seis mil metros cúbicos por mês, no valor de 300 milhões de dólares", anuncia.

Nenhum comentário: