4 de fev. de 2013

Medida autoriza captura e abate de javalis

Os animais são considerados uma praga, por destruírem lavouras e atacarem outros animais.



Uma instrução normativa publicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Diário Oficial da União de sexta-feira (1º) autoriza a caça e o abate de javalis em todo o Brasil. Os animais são considerados uma praga, por destruírem lavouras e atacarem outros animais.

Pecuarista no distrito de Jaguarão Chico, interior de Herval, Flábio Rodrigues teve duas ovelhas mortas há pouco mais de um mês. Para evitar outros ataques, diariamente tem de encerrar o rebanho durante a noite.
“Por ano, eles (javalis) matam, no mínimo, umas cinco ovelhas. Isso que eu cuido, sempre encerro o rebanho. Ano passado um vizinho perdeu cerca de 100 animais”, conta.

Risco aos seres humanos

Os javalis possuem hábitos noturnos. Durante o dia, ficam escondidos em meio a matos fechados, onde formam seus redutos. À noite, saem em busca de comida. Além de matar outros animais, eles também destroem plantações e são um risco, inclusive, aos seres humanos.

Nos últimos dias, produtores do oeste catarinense registraram perdas até 20% nas plantações, que são invadidas pelos animais.

Além da agressividade, eles impõem riscos à saúde, já que podem transmitir doenças como a peste suína africana, peste suína clássica e febre aftosa.

Pela instrução normativa, o controle do javali será realizado por meios físicos. O uso de armadilhas, substâncias químicas e a soltura de animais para rastreamento, com a finalidade de controle, vão depender de autorização de manejo de espécies exóticas invasoras, que deve ser solicitada no site do órgão ambiental.

Só será permitido o uso de armadilhas que capturem e mantenham o animal vivo. Laços e dispositivos que acionam armas de fogo, capazes de matar ou ferir os animais, estão proibidos.

O Ibama destacou que não será permitido o transporte dos animais vivos ou a comercialização de qualquer produto e subproduto obtido por meio do abate de javalis.


Por:  Roberto Witter
Fonte: Diário Popular 


Nenhum comentário: