30 de abr. de 2013

Audiência Pública sobre Raiva Bovina e outros assuntos relacionados à Inspetoria Veterinária


Ocorreu na sexta-feira, dia 26, na Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado uma audiência pública com a presença do Sr. Mário Schuster, médico veterinário e Coordenador Regional da Secretaria Estadual

Foi abordado temas relacionados à Inspetoria Veterinária e principalmente o assunto sobre a Raiva Bovina, que preocupa muito os criadores da nossa região.

O Sr. Mário Schuster, respondeu várias questões que o público que estava presente fez para o mesmo.

Confira algumas delas e suas respostas;

O que é a raiva herbívora?

A raiva é causada por um vírus que afeta o sistema nervoso central e não tem cura. É transmitida principalmente pelos morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue e transmitem o vírus pela mordida.

Quais são os sintomas?

Mudança de comportamento do rebanho; isolamento dos animais; fraqueza e paralisia dos membros; salivação abundante e dificuldades para permanecer de pé; morte entre quatro em aproximadamente 10 dias após o início dos sintomas.

O ser humano tem raiva?

A contaminação no homem é possível e acontece através do sangue contaminado ou pelo contato com a saliva do animal doente. Qualquer animal contaminado pode transmitir o vírus às pessoas.

Como evitar a raiva?

Não entrar em contato com morcegos vivos ou mortos; vacinar periodicamente os animais; não tocar em animais doentes; não entrar em furnas; ajudar a localizar novos refúgios de morcegos; informar a existência de morcegos ou sinais da doença à Inspetoria Veterinária.

A raiva herbívora não tem cura e resulta na morte dos animais contaminados. A vacinação periódica é fundamental para evitar futuros prejuízos.






Créditos – Maicon Leon (Assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Pinheiro Machado)

Nenhum comentário: