Ele tem apenas 16 anos, mas já tem destaque no cenário de maratonas pela região. O jovem maratonista Marllom Garcia, não pertence a nenhum clube e é uma promessa do esporte pinheirense. Dedicado nos estudos e nas competições, Marllom possui uma história de lutas contra o preconceito e de conquistas após a descoberta do esporte. Por onde o jovem passa conquista medalhas.
“No inicio era muito difícil competir, pois era visto pela comunidade com olhos diferentes, como se ao focar em mim dissessem: este magrinho não irá conseguir” comenta o jovem. Após sua primeira competição, na qual acabou vencedor com o melhor tempo de prova, o mesmo provou que podia mais.
Dedicado e batalhador, o jovem em busca do seu sonho, começou a treinar e levar a vida mais saudável, deixando guloseimas de lado. Com o foco no esporte, logo vieram parceiros para ajudar nos treinamentos. “tenho um carinho enorme pelo professor de educação física Rui César, pois ele me incentivou a continuar treinando nos momentos mais difíceis”, ressaltou.
Marllom disse que as competições começaram a surgir, e assim uma nova fase de preocupação surgiu. “Eventos apareciam aos montes, mas o que me deixava triste era saber que não teria como participar, pois não tinha dinheiro para as despesas, como viagem, estadia e alimentação”, relatou com um olhar triste, mas com sorriso no rosto, pois nem mesmo com as dificuldades o jovem se abateu. Assim pedindo diversos apoios o jovem participou de 6 etapas de circuitos de ruas e acabou vencendo todas. “Em um primeiro momento a Prefeitura Municipal me ajudou com passagens, mas depois cada vez mais fui ficando esquecido, mesmo conquistando as vitórias. Procurei a direção de um blog local para pedir patrocínio, e com uma enorme surpresa acabei recebendo uma enorme quantia de patrocinadores”, informou.
Cabe destacar que estes patrocínios arrecadados deram apenas para 1 competição. Como informou o atleta, muito destas conquistas são destinadas ao professor Rui Cesar, que mesmo quando não havia patrocinadores colocava dinheiro do bolso fazendo com que o atleta participasse. Hoje Marllom trabalha em uma empresa de comércio e produtos metálicos como auxiliar de soldador, e após o dia cansativo no trabalho, estuda na parte da noite. Para quem pensa que o dia do jovem para por ai se engana, pois assim que acaba as aulas o mesmo parte para sua longa série de treinamentos, estes realizado na pista do módulo esportivo municipal das 23h às 0h30.
Mesmo sem saber se haverá patrocinadores o maratonista se prepara para mais um desafio. “Espero ter um bom resultado. Que possa vir qualquer medalha, mas meu foco é primeiro lugar para que eu possa me classificar para as finais do Circuto SESC de Corridas”, declarou Marllom. De acordo com a mãe do jovem, Meri Brum, a ausência de investimentos para o esporte é a principal dificuldade encontrada para a conquista de bons resultados. “Infelizmente, não dispomos com recursos suficientes para estar arcando com todas as despesas. A grande dificuldade é essa para você conseguir patrocínio para o seu filho estar viajando e estar participando das competições. Até agora, só temos perspectivas. Está faltando algumas respostas. O pessoal prefere investir em festas a estar investindo em uma criança que está participando do esporte. Essa é a grande tristeza”, declarou dona Meri.
Apesar da dificuldade, a mãe de Marllom espera conseguir estes patrocínios para que o filho não tenha o sonho de lutar interrompido. “Ele tem paixão pelas corridas, uma dedicação inacreditável. Por isso, eu faço todo o sacrifício. Eu corro atrás de patrocínio porque esse tipo de incentivo está faltando. Se eu como mãe não incentivar, não correr atrás, irei estancar o sonho dele. Corro atrás para que esse sonho não seja interrompido. Graças a deus o amigo Luiz André, o Kisuco, esteve em recente viagem a Porto Alegre e buscou informações sobre como ajudá-lo em todas as competições”, finalizou.
Marllom está inscrito para participar da etapa de Camaquã, etapa esta que faz parte do calendário de corridas de rua do SESC, no próximo dia 14 de abril. Para alegria do jovem, após contato com uma equipe pelotense que irá participar da competição, foi assegurado que o mesmo tem lugar certo no transporte que levará a delegação. Novas etapas virão e a batalha continuará para o jovem que busca vencer nas corridas e ajudar sua família.
Fonte: Tradição Regional
Nenhum comentário:
Postar um comentário