15 de jun. de 2013

Escola de Pinheiro Machado adere ao Programa Acelera Brasil

Procurando atender a demanda de alunos que estão com defasagem de idade nos anos iniciais, o governo do Estado implantou mais uma vez no, em Pinheiro Machado, o Programa Acelera Brasil. Criado em 1997 como um programa emergencial de correção de fluxo do Ensino Fundamental, o Acelera combate a repetência - que gera a distorção entre a idade e a série que o aluno frequenta e também o abandono escolar  - e tem como objetivos adaptar alunos dos anos iniciais e prepará-los para o ingresso em anos posteriores, condizentes com suas idades.



“Para isso recebemos uma nova professora, Renata da Rocha Cunha, que está trabalhando com aproximadamente 16 alunos. O Programa objetiva que o aluno alcance em um ano o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental”, disse Sandro Rosa, diretor do colégio General Hipólito Ribeiro, enfatizando que alunos do Acelera Brasil chegam a realizar duas séries em um ano letivo, de acordo com seu aproveitamento, já que não se trata de promoção automática e sim de adaptação.

A professora trabalhará em turnos inversos como professora apoiadora, com alunos dos 1º e 2º anos que estão apresentando dificuldades e manifestam distúrbios de aprendizagem. A proposta da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE) é assegurar o pleno aproveitamento dos alunos destes anos quanto ao letramento e ao raciocínio matemático. “Nossos professores estão participando do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que é um programa integrado para alfabetização até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas brasileiras. Os professores estão sendo orientados, recebendo material didático e uma bolsa no valor de R$ 200”, completou Rosa.

O diretor também ressaltou que os professores dos anos iniciais estão trabalhando na promoção de uma educação de qualidade. “Eles estão participando de um curso interno sobre a sistematização do trabalho dos anos iniciais em diferentes áreas do conhecimento, e já participaram de três encontros com abordagens sobre o Ensino de Ciências e Matemática e estão previstas para os próximos encontros as oficinas de Recreação, Literatura Infantil, Cultura do RS, Artes e Leitura”, concluiu.

O Acelera

O programa Acelera caracteriza-se pela integração de diversas ações e materiais que contribuem para a alfabetização. A ação é uma parceria Governo Federal, estados e municípios para garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, aferidos posteriormente através de avaliações anuais.

Fonte: Tradição Regional

Nenhum comentário: