17 de jul. de 2013

Detran cria força-tarefa para cassar carteiras de habilitação no Estado




Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) instituiu, nesta terça-feira, uma força-tarefa para retirar das ruas infratores potencialmente perigosos. De acordo com o previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cerca de 5,6 mil condutores estão em situação de ter a Carteira Nacional de Habilitação cassada. O trabalho ocorrerá na recentemente criada Divisão de Suspensão e Cassação de Condutores. 

O chefe da divisão, Anderson Barcellos, explica a diferença entre ter a carteira suspensa e cassada: 

No primeiro caso, o CTB prevê que o documento fique suspenso de um a 12 meses, sendo necessário cursar aulas de reciclagem e passar por uma prova de legislação para reativar a carteira no sistema informatizado. Já quem tem a carteira cassada precisa esperar dois anos para dar início a todo o processo de habilitação desde o princípio, como se nunca tivesse sido condutor anteriormente. 

O Detran considera a questão prioritária por afetar, diretamente, na segurança do trânsito. A autarquia avalia que todos os 5,6 mil processos estejam instaurados dentro dos próximos 120 dias. 


Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário: