8 de ago. de 2013

Cerca de 30 mil beneficiários do INSS devem receber parcela de 13º na região

O Governo Federal antecipou o pagamento da metade do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os beneficiários recebem a parcela na folha de pagamento do mês de agosto, nesta etapa não será descontado Imposto de Renda (IR). A segunda parcela corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga no mês de novembro. Além do desconto do IR.
Na região de Bagé, cerca de 30 mil beneficiários devem ser contemplados com o adiantamento, de acordo com a gerente Iara Abero de Sá Mesquita. Desses, os que ganham até um salário mínimo vão receber na última semana de agosto. Já os que possuem uma contribuição mais alta, devem receber na primeira semana do mês de setembro, esclarece a gerente.
Outro detalhe que, de acordo com Iara, confunde os assegurados pelo INSS. “Os deficientes e idosos que recebem amparo social não têm direito ao 13º salário. Todos os demais, sim”, explica. Os usuários que foram contemplados com auxílio-doença, por dois meses, por exemplo, já receberam o adicional proporcional ao tempo do auxílio. O pagamento do 13ª é feito de maneira automática e não necessita de solicitação.
As gratificações começam a ser pagas no final deste mês e se estendem até o início de setembro. O calendário de pagamentos começa com beneficiários que têm direito a um salário mínimo. A partir de 1º de setembro, recebe quem ganha acima desse valor.

INSS sob nova gerência
O Instituto está com nova gerência desde o dia 2 de maio, quando Iara assumiu. Ela diz que, desde então, o espaço para receber o usuário do serviço foi ampliado. “O atendimento está mais ágil, pois na chegada os usuários já são encaminhados para o atendimento correto”, informa.
A gerente aproveitou para divulgar o número da Previdência Social, 135, que pode ser contatado para fazer agendamento, tirar dúvidas e fazer inscrição. Além do 3242-5511, para qual a população pode ligar e solicitar palestras esclarecedoras sobre os serviços do INSS.

Folha do Sul Gaúcho

Nenhum comentário: