27 de set. de 2013

Operação Acinser “Carne Limpa” é deflagrada em Pinheiro Machado, Bagé e região




A Operação Acinser (Ações Integradas de Segurança Rural) “Carne Limpa”, coordenada pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Vigilância Sanitária das Prefeituras foi deflagrada durante todo o dia de ontem, em Bagé, Dom Pedrito, Aceguá, Pinheiro Machado, Candiota, São Gabriel, Lavras do Sul, Vila Nova do Sul e Hulha Negra. Na ação, diversos produtos sem procedência e com data de validade vencida foram apreendidos.

Em Bagé, nos 22 estabelecimentos comerciais vistoriados, foi registrada a apreensão de mais de 800 kg de carne bovina, linguiça, frango, carne de porco, de ovelha, charque e massa temperada para carne totalmente imprópria para consumo. Também foram apreendidos produtos com validade vencida. A operação era para combater os crimes da Lei 8137, artigo 7, inciso IX, crimes de relações de consumo.
As proprietárias de dois açougues foram presas em flagrante. No Açougue Independência, foram apreendidos 508 quilos de carne e uma máquina de fazer linguiça. O local é reincidente no crime. Já no Açougue Kamper, foi apreendido 140 quilos de carne sem procedência.
Foram confeccionados boletins de ocorrência. Alguns proprietários apresentaram notas fiscais e o inquérito ficará a cargo do Cartório do Abigeato da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos, Entorpecente e Capturas (Defrec).
De acordo com o delegado Cristiano Ritta, a operação foi deflagrada com o objetivo de combate à criminalidade de crimes rurais. “Estamos realizando esta parceria para combater crimes rurais e também em prol da saúde pública”, explica.
O diretor do Departamento de Polícia do Interior, Mário Wagner, está em Bagé e, ontem, foi até as delegacias para acompanhar a operação Acinser. Hoje, ele participa da reunião de interiorização na Associação e Sindicato Rural.
Conforme o diretor, a operação é organizada pelas delegacias locais. “Ouvimos as entidades representativas e em todas regiões iremos realizar, pelo menos, uma grande operação contra os crimes rurais. A criminalidade maior nos grandes centros são homicídios, furtos e roubos de veículos. Já no interior, os crimes rurais têm maior incidência, por isso realizamos grandes operações”, garante.
Na região da Campanha, a ideia é combater os crimes de abigeato e consumo de produtos sem procedência. “Trabalhos em cima da carência da região, em grande operação. Também realizamos conversa com os delegados e averiguamos todos os problemas para auxiliar e dar suporte para o combate à criminalidade”, explica.

Campanha
Em Dom Pedrito, foram apreendidos 13 quilos de carne sem procedência. Valdiney Leal Postiglione, de 39 anos, foi preso em flagrante por crime contra saúde pública, por comercializar carne sem procedência, explica a delegada da Polícia Civil, Marina Dillenburg.
Em Candiota, os agentes da Delegacia de Polícia Civil, em conjunto com a Brigada Militar, com apoio da Vigilância Sanitária do Município, vistoriaram seis estabelecimentos comerciais no centro e bairros.
Os freezeres e balcões frigoríficos estavam com mais de 20 quilos de linguiças, embutidos e outros derivados com prazo de validade vencido, impróprio para o consumo.  Os produtos foram apreendidos e os proprietários responderão por crime contra saúde publica. Também havia muitos produtos com prazo de validade rasurado.

No município de Lavras do Sul e Aceguá, foram realizadas vistorias em diversos locais, mas não houve irregularidades. Em Pinheiro Machado, São Gabriel, Vila Nova do Sul e Pedras Altas houve algumas apreensões.
Toda a mercadoria apreendida será levada pelo Ibama para o criadouro São Braz, em Santa Maria, onde alimentarão animais silvestres.

Fonte: Folha do Sul Gaúcho

Um comentário:

Olício Silveira Lopes disse...

Gostária de deixa claro que a Vigilância Sanitária de Pinheiro Machado não participou desta "Operação Acinser", porque não foi comunicado por nenhum órgão responsável. E continuo fazendo meu serviço de Fiscalização e de orientação, estando a disposição da comunidade de pinheiro Machado.
Sem mais agradeço e esclareço.

Olício Silveira Lopes
Fiscal Sanitário