9 de out. de 2013

Abertas inscrições para vestibular do IFSul




Estão abertas as pré-inscrições para o vestibular de verão do Instituto Federal Sul-Riograndense. Isso até o dia 28 de outubro, pelo site processoseletivo.ifsul.edu.br. Já o período de inscrições, que nada mais é do que uma confirmação da pré-inscrição, ocorre entre os dias 29 de outubro e 4 de novembro. Importante destacar que a inscrição é gratuita. O coordenador de Registros Acadêmicos, Mauro Martin, destaca que os interessados devem atentar aos prazos. São 120 vagas para quatro cursos técnicos, dois subsequentes e dois integrados. No ano passado, a instituição contabilizou 1,1 mil inscritos.

As provas estão marcadas para o dia 8 de dezembro: às 9h, para os cursos subsequentes, e às 16h, para os cursos integrados. As provas dos cursos integrados serão formadas por 10 questões de Língua Portuguesa, 10 de Matemática, 10 de História e 10 de Geografia. Já os cursos subsequentes terão 10 questões de Língua Portuguesa, 10 de Matemática, 10 de Química e 10 de Física. O IFSul adota a lei das cotas: assim, 50% das vagas são destinadas a quem estudou em escola pública. Dentro desse percentual, também são asseguradas vagas para negros, pardos e indígenas, assim como para aqueles com renda per capita de até um salário mínimo e meio.

Hoje, a instituição conta com 474 alunos, além de 60 alunos do Pronatec e 110 que estão matriculados em cursos à distância, que comparecem no IFSul uma vez por semana. Martin lembra que estudantes de outras cidades também podem estudar no IFSul. A instituição de ensino divulga editais de assistência estudantil, como auxílio transporte, moradia e alimentação. “Hoje, temos alunos de toda a região”, pondera.

Nova diretoria
Leandro Camargo assumiu a diretoria do Instituto Federal Sul-Riograndense. Isso por até dois anos. Na diretoria do campus Bagé, também está a chefe do departamento de ensino, Giulia Vieira, e a chefe do departamento de administração, Silvana Rios. O IFSul comemorou, na semana passada, seu terceiro aniversário. Hoje, uma comitiva estará em Brasília, junto a representantes do município, para apresentar demandas da região. Entre elas, a construção de salas de aula, ginásio e refeitório para o IFSul.
Para isso, conforme Camargo, serão necessários cerca de R$ 3 milhões. Entre os projetos, está a implantação de dois novos cursos. O IFSul precisa atingir, conforme o novo diretor, 1,2 mil alunos. Para isso, serão necessários mais cursos. Um desses deverá ser de ensino superior. É possível que ocorra a verticalização de um dos cursos oferecidos, hoje, de forma subsequente.

 Fonte: Folha do Sul Gaúcho

Nenhum comentário: