6 de nov. de 2013

Dnit adia novamente funcionamento dos controladores de velocidade das BR's 153 e 293



Instalados em agosto de 2012, os equipamentos para controle eletrônico de velocidade seguem inoperantes. 

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), os aparelhos aguardam a ligação definitiva de energia e posterior aferição do Inmetro. Os aparelhos foram instalados no início de agosto de 2012. Já no final do mês, o departamento afirmava que faltava apenas a instalação de energia para que os equipamentos entrassem na ativa. Contudo, de lá para cá, pouca coisa mudou, ainda que a maioria dos automóveis diminua a velocidade ao cruzar pelos equipamentos. 

Desde sua instalação, os aparelhos estão sem utilidade, pois o método que será utilizado é captação de energia solar através de placas. Entretanto, a empresa contratada ainda não realizou a ligação necessária. Conforme explica a assessoria do departamento, a ligação de energia é de responsabilidade da empresa contratada para instalação dos equipamentos. A aferição do Inmetro é agendada pela empresa contratada responsável pela instalação após a energização dos equipamentos que, neste caso, será feita com placas solares. 

De acordo com as cláusulas contratuais, a empresa contratada somente recebe o pagamento por faixas monitoradas em cada mês de referência, ou seja, só são pagos os serviços dos equipamentos em operação. A previsão para operação dos equipamentos é para este mês. A instalação dos controladores de velocidade faz parte do Programa Nacional de Controle de Velocidade (PNCV), instituído pelo Dnit para reduzir o número e a gravidade dos acidentes nas rodovias federais. 

Fonte: Jornal Minuano

Nenhum comentário: