26 de fev. de 2014

Avistamento de "GATO MOURISCO" em Pinheiro Machado

Enviado por Miguel Régio



No último sábado, dia 08 do corrente, dirigindo-me à cidade de Pedras Altas com a família, avistamos nas proximidades da localidade denominada Casa Branca, logo após a passagem dos trilhos da rede ferroviária pela RS 608, três animais que pareciam lontras atravessando a estrada. Ao pressentirem o movimento do carro pararam e deram volta, ficando a observar nossa passagem de sobre os barrancos da estrada. Diminui a velocidade para melhor observá-los e constatamos que se tratava de uma espécie de gato, até então para nós desconhecido. Possuía pelagem marrom escura, ou acinzentada, orelhas curtas e um nariz diferente dos felinos conhecidos, tamanho aproximado de sessenta a oitenta centímetros, contando a cauda, bastante longa. Deu-nos a impressão de ser uma “família”, pois os dois menores correram para junto do outro tão logo pressentiram nossa presença. Após nos observarem, curiosos, por alguns segundos, adentraram ao mato do lado direito da estrada no sentido Pinheiro Machado-Pedras Altas. 


Ficamos curiosos, pois nunca tínhamos visto um animal daquele tipo nesta região. Pesquisando na Internet vi que se tratava, ao que tudo indica pelas imagens obtidas, do felino conhecido por Gato Mourisco, ou, segundo a Wikipedia: 


Puma yagouaroundi é uma espécie de felídeo do Novo Mundo do gênero Puma conhecido popularmente por jaguarundi, gato-mourisco, eirá, gato-preto emaracajá-preto, é um mamífero da família dos felídeos, encontrado desde os Estados Unidos até ao norte da Argentina. Possui cerca de sessenta centímetros de comprimento de corpo, 45 centímetros de cauda e pesa seis quilogramas. Tem orelhas e pernas curtas e pelagem de coloração marrom pardacenta uniforme, salpicada com pontinhos mais claros na maior parte do corpo (a ponta dos pelos é de cor mais clara), havendo muita variação individual. O jaguarundi tem o hábito de viver em bordas de banhados, beira de rios ou de lagos, sendo, também, encontrado em lugares secos, com vegetação aberta. Sua alimentação pode ser tanto de mamíferos como de aves, porém dando preferência a presas de grande porte.”


Por se tratar de um animal em risco de extinção, resolvi publicar este fato na intenção de que mais pessoas possam conhecê-lo e ajudar na sua preservação, informando aos órgãos ambientais quaisquer ocorrências. 

Nenhum comentário: